MP-BA leva “Caravana de Saneamento na Bacia do São Francisco” à região de Guanambi
O Ministério Público estadual realiza até a próxima sexta-feira (8), uma série de oficinas de saneamento básico na região de Guanambi, que fica a 686 km de Salvador, em parceria com o Comitê de Bacia do São Francisco (CBHSF), Agência de Bacia Peixe-Vivo, Articulação Popular do São Francisco e os demais órgãos integrantes do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).
O projeto conhecido como “Caravana de Saneamento na Bacia do São Francisco” tem o objetivo de orientar e incentivar os municípios a elaborar, de forma participativa, seus Planos Municipais de Saneamento, de acordo com a legislação em vigor, apresentando e discutindo o processo formal e os conteúdos indispensáveis que devem estar contidos nos planos.
Segundo a promotora de Justiça Luciana Khoury, as oficinas vão discutir a conjuntura do saneamento básico no Brasil, na Bahia e na Bacia do São Francisco. As oficinas estão sendo conduzidas pelo professor Luiz Roberto Santos Moraes, PhD em Saúde Ambiental pela University of London/UK, professor titular em Saneamento e participante especial da Universidade Federal da Bahia.
As “Caravanas de Saneamento na Bacia do São Francisco” já foram realizadas nos municípios de Paulo Afonso, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória, como desdobramento das ações do Programa FPI. Também serão contemplados os municípios de Paramirim, Irecê, Xique-Xique, Juazeiro e Jacobina na Bahia. Já em Alagoas serão realizadas nos municípios de Arapiraca, Penedo, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.