Pauta de costumes supera economia na hora de escolher o voto, diz especialista
Da Redação
O dono da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, avalia que o perfil do eleitor brasileiro está mudando. Ele apona que as pautas de costume estão sendo levado mais em conta do que as questões econômicas na hora de decidir o voto.
“O que a gente percebe é que nas pesquisas qualitativas e quantitativas é que o bolso está pesando menos. Por exemplo, eu sou a favor ou contra o aborto, eu sou a favor ou contra a liberação das drogas. A pauta de costumes, a liberdade das pessoas, o jeito de pensar. Eu sou a favor de mais cotas para negros, menos cotas para negros, sou a favor ou não das armas”, explicou Murilo Hidalgo em entrevista à Veja.
O instituto Paraná Pesquisas foi o que mais se aproximou do resultado do segundo turno das eleições, quando o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotou Jair Bolsonaro (PL) por uma margem estreita.
De acordo com Hidalgo, essa pauta de costumes faz com que o nome de Lula e Bolsonaro permaneçam na cabeça das pessoas. “Lula e Bolsonaro representam isso hoje. Eles representam as pessoas nessas bandeiras. Isso passou a ser a coisa mais importante. Então isso passou a ter mais importância que a própria econpmia”, afirmou.