Acusado de estupro de vulnerável no RS é preso em Itabuna após ser identificado por reconhecimento facial

Da Redação
Um homem de 71 anos, foragido da Justiça do Rio Grande do Sul por estupro de vulnerável, foi preso nesta segunda-feira (12) em Itabuna, no sul da Bahia. A captura foi possível graças ao Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), em uma operação integrada com o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de Itabuna e a Polícia Federal (PF).
De acordo com a SSP-BA, o monitoramento do suspeito teve início na quarta-feira (7), quando a Polícia Federal solicitou a inclusão de sua imagem no banco de dados do sistema de reconhecimento facial. A partir de então, equipes do Cicom passaram a acompanhar os deslocamentos do homem, que utilizava um boné na tentativa de dificultar a identificação.
Após a localização do suspeito, uma guarnição do 15º Batalhão da Polícia Militar foi acionada. Os policiais abordaram o homem, confirmaram sua identidade por meio de documentos pessoais e o conduziram à sede da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna).
Na unidade da Polícia Civil, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva expedidos pela 6ª Vara Criminal de Porto Alegre. O homem permanece custodiado e está à disposição da Justiça gaúcha.