Bariloche a la Carta, vitrine da enogastronomia argentina – por José Falcón Lopes
Faltam cerca de 30 dias para começar a maior feira gastronômica da Patagônia Argentina, a Bariloche a la Carta (BALC). De 04 a 13 de outubro, a cidade de San Carlos de Bariloche, mais charmoso destino de inverno da América do Sul, se transforma na capital da enogastronomia do país “hermano”.
Vale dizer que os famosos vinhedos com “terroir” patagônico não estão em Bariloche, mas a BALC é considerada uma vitrine para os vinhos maduros e elegantes produzidos na cidade de San Patricio del Chañar, na província de Neuquén, e em Alto Valle, na província de Río Negro.
Em San Patricio del Chañar estão localizadas vinícolas famosas como a Bodega del Fin del Mundo e a Familia Schroeder.
Já em Alto Valle estão bodegas pioneiras como a Trina e a Humberto Canale.
Durante a BALC, mais de 70 restaurantes irão elaborar cardápios especiais com os ingredientes da Patagônia. São pratos a base de cordeiro, trutas e carnes defumadas harmonizados com os melhores vinhos produzidos na Argentina. A exemplo do menu oferecido no Cava Patagónica Wine Bar, onde os rótulos da renomada Bodega Catena Zapata, da região de Mendoza, são harmonizados com a gastronomia local.
Os principais estandes da BALC estarão localizados no Centro Cívico de Bariloche, que oferece uma das melhores vistas do Lago Nahuel Huapi e será o ponto de encontro para chefs, empresários e visitantes de todo o mundo. Mais informações no site barilochealacarta.com.
Ficou com vontade de ir a Bariloche? O Aeroporto de Salvador possui três voos diretos por semana para Buenos Aires pelas Aerolíneas Argentinas. Os voos partem da capital baiana às terças, quintas e sábados 01h30 da madrugada e chegam em Buenos Aires às 05h40 da manhã do mesmo dia. O retorno à Bahia acontece nos mesmos dias da semana, partindo da capital argentina às 19h30 e pousando em Salvador às 23h55. Mais informações no site www.aerolineas.com.ar.
José Falcón Lopes é hispano-brasileiro e jornalista.