sábado, 20 de agosto de 2022

Bolsonaro pode contratar marqueteiro derrotado em Juazeiro para campanha à reeleição

Foto: Divulgação

Da RedaçãoP

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) abriu diálogo para contratar um marqueteiro para a campanha à reeleição, a pedido de aliados governistas, a exemplo do ministro das Comunicações, Fábio Faria. Na última terça-feira, Bolsonaro teve uma primeira conversa com o publicitário pernambucano Paulo Moura, que, em 2020, fez o marketing da campanha do empresário Raffani Souza à prefeitura de Juazeiro, no Norte da Bahia.

Raffani, que concorreu pelo Republicanos, teve apenas 4.467 votos, ficando na quarta colocação no pleito de Juazeiro, atrás de Coronel Anselmo Bispo (DEM), Paulo Bonfim (PT) e da prefeita eleita Suzana Ramos (PSDB). Dono da empresa Exata Inteligência Política, Paulo Moura foi apresentado a Bolsonaro pelo ministro do Turismo, o também pernambucano Gilson Machado.

Segundo reportagem publicada hoje no jornal O Globo, Moura foi apresentado ao presidente um publicitário vencedor de centenas de disputas eleitorais e que trabalhou como marqueteiro do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que negou essa informação – o publicitário teria feito apenas uma consultoria na área de pesquisa para o petista. Além disso, Moura não teria vencido centenas de campanha – pelo contrário, acumularia mais derrotas no currículo.

O currículo apresentado ao presidente diz que o publicitário participou de 116 campanhas eleitorais, das quais 101 teriam sido vitoriosas. O jornal fez uma pesquisa junto à Justiça Eleitoral e encontrou apenas cinco campanhas, uma delas a de Juazeiro. Moura só venceu uma dessas cinco: a disputa pela prefeitura de Caxias, no Maranhão, em 2020.

Na coleção de derrotas estão, além de Juazeiro, um quarto lugar na disputa pelo governo do Maranhão em 2018 e um décimo lugar na eleição para prefeito de Belo Horizonte (MG) em 2016. Moura informou que não recebeu proposta oficial de Bolsonaro, mas ressaltou que o caminho está aberto.

15 de janeiro de 2022, 10:37

Compartilhe: