quarta-feira, 26 de junho de 2024

Consultoria analisa viabilidade da expansão do metrô até o Campo Grande, diz jornal

Foto: Reprodução

Da Redação

O governo da Bahia ajusta os últimos detalhes para o próximo grande projeto de mobilidade urbana da capital baiana: a Estação Campo Grande do metrô. O jornal A Tarde informa que a “Expansão Sul” ou “Tramo 4 da Linha 1” do metrô, que consiste na sua ampliação para o bairro do Campo Grande, já teve diversos estudos contratados para avaliar sua viabilidade. Apesar disso, recentemente, o governo do Estado contratou uma nova consultoria, a pedido da Casa Civil e da Caixa Econômica Federal, como um pré-requisito para a liberação dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Liberada a verba do PAC, estimada em cerca de R$ 1,5 bilhão, a tendência é que o governo do Estado realize um termo aditivo no atual contrato de concessão do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), para que a CCR Metrô Bahia realize tanto as obras quanto a operação do novo trecho de 1 km entre a Lapa e o Campo Grande. Isso porque a gestão estadual avalia que o modal deve ter apenas uma concessionária em sua administração.

O motivo da prioridade dada pelo governo Jerônimo à Expansão Sul é o potencial de aumento de usuários. Um documento interno da gestão estadual obtido pelo jornal A Tarde aponta que a expectativa de incremento de passageiros no SMSL com a implantação da Estação Campo Grande seria de 20 mil pessoas por dia. Clique aqui para ler a matéria completa do jornal A Tarde.

16 de junho de 2024, 12:00

Compartilhe: