domingo, 27 de abril de 2025

Criada em 1549, Rua Chile, em Salvador, é a mais antiga do Brasil

Diariamente, milhares de pessoas cruzam apressadamente a Rua Chile, no Centro de Salvador, mas poucos sabem da importância histórica dela para o Brasil. Criada em 1549, por Tomé de Souza, então Governador-Geral da colônia, a via é considerada a primeira da história do Brasil. Ao todo, são cerca de 400 metros de comprimento que ao longo dos últimos 466 anos passaram do apogeu de uma rica viela comercial baiana até o abandono atual. Recentemente, foi anunciado um audacioso e milionário plano de revitalização para transformá-la num complexo turístico.

Denominada inicialmente de Rua Direita dos Mercadores, ela foi a mãe de todos os outros logradouros da nação. O seu nome era uma alusão a posição em que ficavam os mercadores da época. Ao longo dos anos, a via foi tendo sua nomenclatura alterada por questões religiosas e políticas, até chegar ao seu nome atual, Rua Chile. Entre as antigas denominações estão Rua Direita Santa Luzia, Rua da Porta de São Bento, além de Rua do Palácio, que foi seu penúltimo nome.

Criada oficialmente pela Câmara de Salvador, em 17 de agosto de 1902, a Rua Chile foi uma homenagem a visita da marinha chilena a cidade, em 25 de julho do mesmo ano. Nesta data, a então ‘Rua Direita do Palácio’ foi palco de um grande desfile com militares do país sul-americano que se finalizou com uma enorme festa por toda a cidade. A recepção oficial foi uma cortesia organizada pelos estudantes da Faculdade de Medicina, em retribuição a calorosa e festiva comitiva chilena que recebeu o navio brasileiro Almirante Barroso, em 1899, no país andino.

18 de agosto de 2015, 19:45

Compartilhe: