quinta-feira, 25 de julho de 2024

Datafolha: Nunes (24%) e Boulos (23%) empatam tecnicamente em São Paulo

Foto: Reprodução

Da Redação

Nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (05) mostra empate na disputa eleitoral entre o atual prefeito de São Paulo e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). Nunes tinha 23% das intenções de voto no fim de maio, e agora aparece com 24%. Já Boulos variou de 24% para 23%. Considerando a margem de erro, estimada em três pontos percentuais para mais ou menos, os dois seguem tecnicamente empatados.

O apresentador José Luiz Datena (PSDB), que na pesquisa anterior marcava 8% das menções, agora alcança 11%. O tucano aparece numericamente à frente de Pablo Marçal (PRTB), que tem 10%, e Tabata Amaral (PSB), com 7%. A empresária Marina Helena (Novo) soma 5%, dois pontos percentuais a mais que Kim Kataguiri (União). Os candidatos João Pimenta (PCO), Fernando Fantauzzi (DC) e Altino (PSTU) conseguiram 1% das menções cada um.

O percentual de eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo oscilou de 13% para 10% desde maio, enquanto os indecisos, que dizem “não saber” quem apoiarão em outubro, passaram de 5% para 3%.

Num segundo cenário testado pelo instituto sem os nomes de Datena e Kim Kataguiri na disputa, Nunes chega a 26% das menções (mesmo percentual do levantamento anterior), e Boulos varia para 25% (ante os 24% que marcava em maio). Nessa configuração de disputa, Marçal vai a 12%, e Tabata Amaral, a 9%.

Datena tem histórico de desistir de candidaturas na última hora, mas afirmou na semana passada, após levantamento da série Genial/Quaest mostrá-lo tecnicamente empatado com Nunes e Boulos, que desta vez vai até o fim. O jornalista está afastado da TV Bandeirantes, onde apresenta um programa policial, e tem até o fim do mês para definir seu futuro. Já Kim Kataguiri deve ter sua candidatura barrada pelo União Brasil, legenda cujo maior cacique em São Paulo, o vereador Milton Leite, prometeu apoio a Nunes — embora também não descarte alianças com Marçal, Datena, Tabata ou até Boulos.

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados falam em quem pretendem votar sem serem apresentados à lista completa de pré-candidatos, Boulos é o mais citado. O deputado, que no levantamento anterior somou 23% das menções, agora marca 14%. Nunes é lembrado por 8%, variação negativa de um ponto frente aos 9% que alcançava em maio.

05 de julho de 2024, 16:00

Compartilhe: