Em entrevista, Papa Francisco escolheu Pelé ao ser questionado entre Maradona e Messi: “Homem de coração”

Da Redação
Em uma entrevista concedida em 2023 à emissora italiana RAI, o papa Francisco surpreendeu ao eleger Pelé como o maior entre três gigantes do futebol: Lionel Messi, Diego Maradona e o próprio Rei do Futebol. A declaração, resgatada após sua morte nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, reforça a admiração que o pontífice tinha pelo brasileiro.
“Eu direi um terceiro: Pelé […] Destes três, para mim, o maior é Pelé. Um homem de coração”, afirmou Jorge Mario Bergoglio — nome de batismo do papa — na conversa com o canal italiano. Ele relatou que teve um breve encontro com o ex-jogador em um voo, quando ainda residia em Buenos Aires. “Um homem de uma humanidade tão grande”, acrescentou.
Francisco, que era torcedor do San Lorenzo, clube argentino, reconheceu o talento de Maradona dentro de campo, mas fez ressalvas sobre sua trajetória pessoal.
“Maradona, como jogador, foi um grande, um grande. Mas como homem, faliu. Coitado, escorregou com o cortejo de quem o louvava e não o ajudava. Ele veio me encontrar aqui no primeiro ano do meu pontificado e, depois, teve aquele fim. É curioso que muitos esportistas terminem mal. Também no boxe… Muitos acabam mal.”
Sobre Messi, o papa foi igualmente elogioso, classificando-o como “corretíssimo” e “um cavalheiro”. “Messi é forte hoje em dia e Pelé era forte também”, completou.
A fala, dada pouco tempo após a morte de Pelé, em dezembro de 2022, ganhou novo significado com a morte do líder da Igreja Católica, que sempre demonstrou carinho pelo futebol como expressão cultural e popular.
Ver essa foto no Instagram