Especial Rota do Vinho na Chapada Diamantina: Juliana Araújo comemora sucesso do enoturismo em Morro do Chapéu
Por José Falcón Lopes
Quando Juliana Araújo (PDT) assumiu seu primeiro mandato como prefeita de Morro do Chapéu, em 2020, a situação da cidade era de terra arrasada.
Passados quatro anos, Morro do Chapéu se transformou, literalmente, da água para o vinho, o que garantiu uma reeleição tranquila para Juliana com 70,28% dos votos. A cidade é hoje um dos principais destinos da Rota do Vinho da Chapada Diamantina, com quatro vinícolas em funcionamento: Vaz, Reconvexo, Sertânia e Santa Maria. E ainda neste semestre deve ser inaugurada sua quinta vinícola, a Vinhas do Morro.
Nesta entrevista exclusiva para a Coluna VinhosBahia, Juliana garante que não deixará o comando de Morro do Chapéu para disputar cargos mais altos nas eleições de 2026.
Com muito entusiasmo, ela explica como sua gestão tem aproveitado o “boom” do enoturismo para transformar Morro do Chapéu em uma das melhores cidades para se investir e se viver na Bahia. Boa leitura.
Coluna VinhosBahia: O sucesso do trabalho que vem sendo realizado aqui em Morro do Chapéu qualifica a senhora para vôos mais altos na política baiana. Os convites para esses novos desafios certamente já têm surgido. A senhora aceitou algum desses convites e pretende se candidatar nas eleições de 2026?
Prefeita Juliana Araújo: Desde o 1o ano de gestão eu recebo convites para vôos mais altos na política baiana. Mas eu ainda acho que meu lugar é em Morro do Chapéu. Tenho muita coisa para realizar em Morro do Chapéu. Eu gosto de ser prefeita, eu gosto de fazer a diferença na vida das pessoas, gosto de ver a cidade crescendo e progredindo. Então pretendo continuar prefeita até 31 de dezembro de 2028. Eu interpreto esses convites como uma coisa boa, mas tem também um lado ruim. A gente tá chamando a atenção pela repercussão do trabalho realizado, mas isso também leva a uma gama de pessoas terem inveja e quererem transformar falas minhas em “fake news” ou distorcerem o que eu estou falando em reportagens.
No ano passado eu fui vítima de uma “fake news” em relação aos professores. Eu fiz uma live e retiraram falas minhas do contexto me colocando como inimiga dos professores. E isso não é verdade. Me parece que eles têm o mesmo “modus operandis” porque agora em janeiro estão fazendo a mesma coisa: recortando trechos da minha live da semana passada para distorcer informações. Então são pessoas que têm inveja. Mas tento ver isso como uma coisa positiva: se eu tô incomodando é porque o trabalho está sendo bom. Ninguém atira pedras em árvores que não dão frutos.
Coluna VinhosBahia: Mudando da política para o vinho: Morro do Chapéu é oficialmente a capital do vinho na Chapada Diamantina. O sucesso do enoturismo aqui na cidade seria a grande marca da sua gestão?
Prefeita Juliana Araújo: É um conjunto de coisas. O primeiro motivo do nosso sucesso foi fazer gestão. Porque em Morro do Chapéu antes se fazia politicagem e nós fazemos política. Tem uma grande diferença de política para politicagem. Nós fazemos política com seriedade e respeito às pessoas desde o 1° dia de mandato da 1a gestão. Colocamos as finanças do Município em dia. O Município de Morro do Chapéu não era reconhecido financeiramente. Hoje todo mundo quer vender para o Município porque sabe que a gente paga em dia. Passamos os últimos 48 meses pagando aos funcionários em dia. Se a gente não tem recurso, a gente não cria despesa.
A gente teve um aumento de votos em relação à primeira eleição de mais de 5 mil votos. Isso quer dizer que mais de 5 mil pessoas que não tinham votado na gente passaram da oposição para a situação. A gente teve quase 8500 votos de diferença para o 2° colocado. Foi a maior votação da história de Morro do Chapéu. A mesma coisa aconteceu na eleição para deputados. Nossos candidatos tiveram as maiores votações para deputado federal e deputado estadual. Isso é reflexo de um trabalho que está sendo valorizado.
Coluna VinhosBahia: Quais são os principais eventos no calendário turístico da cidade?
Prefeita Juliana Araújo: Criamos duas grandes festas: a Feira Agropecuária, que é mais regional e acontece na primeira semana de maio; e o Festival de Inverno de Morro do Chapéu, com grandes atrações e que acontece de maneira gratuita nos dias 08, 09 e 10 de agosto. Eu considero o nosso Festival de Inverno como o maior festival de música hoje feito pelo poder público na Bahia. É feito 100% com recurso próprio do Município com o objetivo da população se divertir e também para atrair visitantes para Morro do Chapéu. Com essas duas grandes festas a gente conseguiu mostrar para as pessoas de fora de Morro do Chapéu o que a nossa cidade tem de bom, a magia de Morro do Chapéu.
A gente tem também os casos de extraterrestres, belezas naturais e as vinícolas. Quero agradecer 100% às vinícolas. A gente começou com a Vaz e a Reconvexo, que já possuem vinhos premiados, e ajudam muito a fazer com que o nome de Morro do Chapéu seja elevado. Tudo isso é um conjunto de coisas que faz com que Morro do Chapéu seja mais conhecido.
A minha ideia é que nós tenhamos um calendário com um evento a cada mês. Em fevereiro temos a Vindima de Verão da Vinícola Vaz. E teremos a Corrida dos Vinhos no mês de julho saindo da Sertânia.
Nosso São João é mais intimista, para que as pessoas venham curtir com as suas famílias.
E Juliana não faz nada sozinha. Sempre tenho a ajuda de muitas pessoas e reconheço um por um. Nós todos juntos vamos levar o nome de Morro do Chapéu a um lugar nunca antes imaginado.
Coluna VinhosBahia: Existe algum modelo de desenvolvimento do enoturismo no Brasil que sirva de referencia para o trabalho que está sendo feito aqui em Morro do Chapéu?
Prefeita Juliana Araújo: Vários modelos. Fizemos a Passarela das Flores com uma proposta para 10, 20 anos, tendo como referência a Rua Coberta de Gramado, no Rio Grande do Sul.
A Passarela das Flores era uma avenida normal que a gente transformou em calçadão com piso intertravado, colocamos flores e todo evento municipal acontece nessa Passarela: festas, desfiles, corridas saem geralmente de lá, então virou um ponto turístico e também cultural de Morro do Chapéu. Com o paralelepípedo que foi retirado de lá, a gente calçou outras ruas, porque aqui nada se perde, tudo se aproveita. A gente não conseguiu ainda transformar em rua coberta, mas com fé em Deus a gente vai chegar lá.
No ano passado, estivemos em Flores da Cunha (RS) e Bento Gonçalves (RS), para poder conhecer as vinícolas de lá. Então a gente tem também como referência os Caminhos de Pedra, que eu achei fantástico nas vinícolas de Bento Gonçalves, para criar aqui o Caminho dos Vinhos, onde estão localizadas três vinícolas. É uma transversal da BA-144 indo para o Povoado de Bonito. A proposta já foi aprovada na Câmara e hoje é denominada Caminho dos Vinhos. Nós já temos o dinheiro desde o ano passado, uma emenda de R$ 1 milhão do deputado federal Félix Mendonça, que deve ser liberada agora para a gente fazer um portal do Caminho dos Vinhos e reformar também a entrada principal da cidade, que merece ficar tão bonito quanto a cidade toda está.
E o deputado federal Leo Prates prometeu para a gente que vai indicar uma emenda com um valor para o piso intertravado no Caminho dos Vinhos.
De cada viagem minha eu tiro um pouquinho. Vou vendo as experiências de outros lugares que deram certo e trago pra cá.
Coluna VinhosBahia: Morro do Chapéu tem hoje cerca de 400 leitos turísticos, mas a cidade ainda precisa de hotéis de alto padrão, principalmente para atender ao público do enoturismo. Existe alguma previsão de inauguração de empreendimentos desse tipo?
Prefeita Juliana Araújo: O empresário Gaspar me prometeu construir um hotel de alto padrão aqui em Morro do Chapéu se eu asfaltasse e calçasse a rua onde ele possui um terreno. Um hotel-boutique, um hotel roteiro charme pra gente atender melhor esse nicho, porque a gente não tem. Ele me falou no dia da minha posse que o projeto já está pronto e que será um hotel do roteiro charme com previsão de inauguração em 2026.
A gente tem um outro hotel que foi leiloado pelo Desenbahia e arrematado por um empresário daqui da cidade, o Pedro Nilson. Ele está reformando todo o hotel. Ainda não há previsão de inauguração porque é uma obra muito grande.
Jairo Vaz está construindo cerca de 10 chalés também, que são muito bonitinhos e imitam uma barrica de vinho. Como também a Reconvexo já tem duas unidades para hospedagem, que estão o tempo todo cheias. A gente tem também uma proposta de fazer um novo hotel no Caminho dos Vinhos.
Coluna VinhosBahia: Do ponto de vista fiscal, qual seria o grande atrativo de Morro do Chapéu para o empreendedor que deseja construir um empreendimento turístico ou uma vinícola aqui?
Prefeita Juliana Araújo: Cada caso é um caso. A gente tem que conversar com cada empresário. Mas é óbvio que gerando empregos, girando a economia do município a gente vai conversar e dar incentivos fiscais para todo empreendedor que quiser montar algum negócio aqui. E já puxando a brasa para minha sardinha, quem quiser colocar algum hotel aqui, Morro do Chapéu é uma cidade que está em crescimento e possui um potencial gigante. Vale a pena vir conhecer e estudar o mercado para colocar algum empreendimento aqui.
Coluna VinhosBahia: A senhora destacaria o papel de alguma instituição parceira ou órgão governamental no apoio à construção desse ambiente de negócios próspero aqui em Morro do Chapéu?
Prefeita Juliana Araújo: Não. Eu destacaria o trabalho dos deputados federais e estaduais que estão conosco e disponibilizam emendas para a gente melhorar a vida das pessoas em Morro do Chapéu. Somos um grupo com vontade de crescer, de trabalhar e fazer a diferença. A gente tem aí os deputados federais Elmar Nascimento, Félix Mendonça, Leo Prates, Alex Santana, Dal e Artur Maia. E também os deputados estaduais Pedro Tavares, Ângelo Almeida, que é secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado; e Júlio Nascimento. Todos eles estão ajudando muito a gente a reconstruir Morro do Chapéu e trazer o progresso para nossa cidade.
Coluna VinhosBahia: Tem mais alguma informação que a senhora acha importante destacar para os leitores do site TodaBahia?
Prefeita Juliana Araújo: Quem não conhece ainda Morro do Chapéu, venha conhecer a nossa cidade porque vale muito a pena. É uma cidade baiana onde faz frio: no inverno já tivemos temperaturas de 8°C. De dia você pode conhecer as vinícolas e os locais turísticos daqui, como a Cachoeira do Ferro Doido, que fica a apenas 18 quilômetros da sede e tem sete quedas. Mais longe um pouco da sede a gente tem a Gruta dos Brejões, uma das maiores do Brasil. A gente tem um povo ordeiro e hospitaleiro, uma comidinha gostosa e vinhos maravilhosos. Além disso, temos queijos fabricados aqui, óleos essenciais, embutidos e defumados. Nossos atrativos são muito vastos e tem o nosso povo, o nosso carinho. Vale a pena conhecer Morro do Chapéu, vale a pena investir em Morro do Chapéu e você não pode perder essa oportunidade.
*O colunista viajou a Morro do Chapéu a convite da Vinícola Reconvexo.