segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Estudo britânico aponta que vacinas contra covid-19 reduzem internações em 80%

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Da Redação

A Public Health England (PHE), agência do Departamento de Saúde do Reino Unido, publicou nesta segunda-feira (1º) que uma única dose da vacina Oxford-AstraZeneca ou da Pfizer-BioNTech reduz em mais de 80% as chances de hospitalização por covid-19 de idosos com 80 anos ou mais.

De acordo com dados publicados no site do governo, a proteção superior a 80% foi observada de três a quatro semanas após a aplicação da primeira dose de ambos os imunizantes. Apesar do bom resultado, cientistas defendem que a administração da segunda dose é desejável para garantir proteção mais perto de 100% possível.

O estudo de efetividade foi feito com adultos com mais de 70 anos e ainda não foi publicado em uma revista científica, onde é preciso passar pela chamada revisão dos pares, uma avaliação do conteúdo por cientistas independentes.

No Brasil, apesar de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ter aprovado definitivamente o registro da vacina da Pfizer-BioNTech, ainda não há um contrato fechado de compras deste imunizante pelo governo federal. A vacina Oxford-AstraZeneca, por sua vez, já teve lotes adquiridos e está sendo produzida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

01 de março de 2021, 22:39

Compartilhe: