Festa de Iemanjá reúne baianos e turistas para celebrar 103 anos de tradição em Salvador
Da Redação
A tradicional Festa de Iemanjá movimenta o bairro do Rio Vermelho, em Salvador, neste domingo (2). Devotos, turistas e moradores se reúnem desde as primeiras horas do dia para homenagear a Rainha do Mar, em uma celebração marcada por fé, ancestralidade e cultura.
Em 2025, a festa chega à sua 103ª edição com o tema “Renascer com as Águas de Yemanjá”. Considerada a mãe de todos os Orixás, Iemanjá recebe oferendas de seus fiéis, que incluem flores, perfumes e até obras de arte como forma de agradecimento.
Um dos momentos mais esperados da celebração é a entrega do presente principal, um balaio coletivo montado com as contribuições dos devotos. As oferendas são levadas até o mar, em um ritual de fé e devoção.
Logo pela manhã, o governador Jerônimo Rodrigues marcou presença na festa, acompanhado da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e de membros de sua equipe de governo. No Rio Vermelho, ele foi recebido por lideranças religiosas e seguiu em caminhada até o barracão da Colônia de Pescadores Z-1, ponto de partida para o tradicional envio das oferendas a Iemanjá.
Já o prefeito de Salvador, Bruno Reis, chegará por volta de 15h30 para a cerimônia de entrega do presente principal.
A festa é consolidada como a maior celebração religiosa da cultura afro-brasileira na Bahia e reconhecida como patrimônio imaterial da capital baiana pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) desde 2020.