IBGE: Salvador tem maior queda na desocupação entre capitais do Brasil
Da Redação
Salvador teve uma queda de 4 pontos percentuais, no número de pessoas desocupadas, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do IBGE. No terceiro trimestre de 2024 (agosto, setembro e outubro), a capital baiana teve taxa de desocupação de 11%, enquanto no trimestre anterior (maio, junho e julho) a taxa foi de 15%.
Com isso, a capital baiana teve a maior queda na desocupação entre todas as cidades pesquisadas. Se a comparação for com o mesmo período do ano passado, no terceiro trimestre de 2023 a taxa era de 15,1% – ou seja, houve uma redução, em um ano, de 4,1 pontos percentuais. Os dados da Pnad pelo IBGE na sexta-feira (22).
Segundo a pesquisa, a população ocupada em Salvador neste terceiro trimestre é de 1,4 milhão de pessoas, 107 mil a mais do que o observado no trimestre anterior. Entre os setores econômicos que mais cresceram estão trabalhadores de serviços, vendedores de comércios e mercados; trabalhadores qualificados, operários e artesãos da construção, das artes mecânicas e afins; e ocupações elementares.