Incêndio atinge igreja matriz de Valença tombada como patrimônio histórico na Bahia
Da Redação
Um incêndio atingiu hoje parte da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, localizada no centro de Valença, no baixo sul do estado. Ninguém ficou ferido. A causa do incêndio será investigada. As informações são da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).
O incêndio foi debelado pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a Secult-BA, o Altar de Nossa Senhora foi a principal área atingida. Nela encontrava-se a Imagem de Nossa Senhora das Dores e a Cruz com Cristo, ambos de origem barroca. Um terço de Nossa Senhora das Dores foi recuperado.
A Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus foi construída em 1759 e inaugurada em 1801. Desde 2001, ela é tombada provisoriamente pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secult-BA.
Em 2022, o IPAC entregou à administração da igreja projetos de recuperação estrutural da cobertura do local no valor de R$ 100 mil.
A Secult-BA informou que, por meio do IPAC, já trabalha para firmar um convênio emergencial para realização de um reparo urgente nas áreas atingidas e “reitera seu compromisso com a preservação e a salvaguarda do patrimônio artístico, histórico e cultural da Bahia”.
O órgão disse ainda que também está em contato com o Corpo de Bombeiros e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para acompanhar a investigação e perícia sobre o incêndio.