sábado, 20 de abril de 2024

Incêndio em área de vegetação em Barreiras entra no quarto dia

Foto: Reprodução/TV Oeste

Da Redação

Os bombeiros entraram no quarto dia de combate a um incêndio que atinge a região serrana de Barreiras, no oeste da Bahia. As chamas ocorrem na localidade conhecida como Prainha e foram percebidas por moradores na tarde de segunda-feira (15),

Agentes do Corpo de Bombeiros (CBM-Ba) foram acionados e se deslocaram até o local na mesma hora, mas 24h depois, o fogo ainda não havia dado trégua e continuava se alastrando.

A situação se agravou durante os últimos dias, com a fumaça alcançando áreas residenciais. Não há registro de pessoas intoxicadas. A queimada, porém, passou a ameaçar propriedades rurais. As autoridades orientam para que os proprietários retirem os animais da região.

Equipes de reforço já haviam se juntado aos primeiros combatentes para debelar o incêndio, entre eles, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), a Secretaria do Meio Ambiente de Barreiras, 12 brigadistas e quase 100 agentes do Corpo de Bombeiros.

Ontem (18), mais duas aeronaves modelo Air Tractor, do contrato com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, também foram enviadas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a causa do incêndio ainda é desconhecida. Uma da hipóteses é que o tempo seco, e a falta de chuva nos últimos dois meses, tenha contribuído para o incêndio, que se espalha ainda por conta do vento.

Para reforçar ainda esse combate, os produtores afiliados da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) promoveram um curso para capacitar pilotos agrícolas a atuarem em campo, na floresta e em propriedades rurais.

19 de agosto de 2022, 08:59

Compartilhe: