sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Inovar&Empreender: As melhores empresas para trabalhar, homenagens ao passado e presente e oportunidades de capacitação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Carlos Macedo e Redação

Top 10

A Great Place to Work, consultoria global que auxilia empresas e organizações a criarem melhores ambientes de trabalho, divulgou a 9ª edição da pesquisa Melhores Empresas GPTW Bahia. O ranking identifica aquelas que têm empenhado esforços para melhorar o ambiente corporativo. Em outras palavras, aponta aquelas empresas que são melhores para trabalhar.

E o resultado para o top 10 foi o seguinte. Para empresas de médio e grande porte: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Kordsa, Supergasbras Energia Ltda, Laboratório Sabin, Jacobina Mineração – Yamana Gold, Freire, Gerbasi, Bittencourt e Macêdo Advogados e Veracel Celulose. Para pequenos empreendimentos: Hotel Solar do Imperador, WDC Networks e Bomconsórcio S.A.

Foto Darío G. Neto/ASN Ba

Homenagem

Foi lançado na noite de terça-feira (2) o livro “Gestões Empresariais Inspiradoras”, que reúne as biografias de 30 empreendedores baianos que fizeram história no estado pelo pioneirismo e capacidade de inovar em seus respectivos setores de atuação.

A obra é fruto de uma parceria entre Sebrae, Fecomércio-BA, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Sistema Faeb/Senar e Universidade Federal da Bahia (Ufba). Os biografados representam os três principais setores econômicos do estado: comércio e serviços, indústria e agronegócio.

Passado e presente

Cada setor foi representado por dez nomes, do passado e do presente, indicados pelas respectivas federações. Do agronegócio, foram homenageados: August Suerdick, Carminha Maria Gatto, Emil Wildberger, Francisco Amado da Silva, Ivo Borré, João Martins da Silva Júnior, Lutz Viana Rodrigues, Octávio Ariani Machado, Teófilo Talisco de Cunha e Raymundo Magalhaes.

Já do setor de comércio e serviços, a publicação traz as histórias de: Ademar Glavão, Edward Wilson, Euvaldo Luz, João Marinho Falcão, José ‘Pepe’ Faro, José Lemos de Santana, Lise Werckerle, Mamede Paes Mendonça, Ramiro de Queiroz e Wilhelm Hermann Klaus Petters.

No setor da indústria, os biografados são: Antônio Francisco Lacerda, Bernardo Martins, Carlos Gilberto Cavalcanti Farias, Clemente Mariani, Giuseppe Vita, José Carvalho Filho, Luiz Tarquínio, Mario Almerindo, Mônica Burgos e Norberto Odebrecht.

Foto: Divulgação

Caravana de capacitação

A Academia de Soluções Empreendedoras abriu inscrições para a Caravana Growth, ação direcionada a donos de pequenos negócios que traz conteúdos focados em gestão, comunicação nas redes sociais e jornada do cliente. O evento é presencial, gratuito e tem passagem marcada para Vitória da Conquista (09/08), Salvador (10/08) e Feira de Santana (11/08). As inscrições acontecem através desse link.

Aceleração

O Programa de Aceleração de Startpus está com inscrições abertas para empreendimentos de Vitória da Conquista. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui. São 10 vagas disponibilizadas. Os empreendedores passarão por capacitações coletivas e mentorias individuais com orientações específicas para cada negócio.

Em Vitória da Conquista, são dez vagas disponibilizadas para o programa. Os empreendedores, durante o segundo semestre de 2022, vão passar por capacitações coletivas e também mentorias individuais com orientações específicas para cada negócio

Foto: Divulgação

Investimento em parque solar

Mais de R$ 80 milhões serão investidos pela Enel Green Power para modernizar o parque solar Horizonte, no município de Tabocas do Brejo Velho. A Enel Green Power é o braço de geração de energia renovável do Grupo Enel, que atua na Bahia na operação de usinas solares e eólicas.

O anúncio do novo investimento ocorreu durante assinatura de um protocolo de intenções junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico na terça-feira (2). A expectativa é que a usina tenha um incremento em sua capacidade de produção de energia. Além disso, novos postos de trabalho indiretos devem ser criados, beneficiando a comunidade local.

Maquininhas

Salvador contará com um centro de distribuição da SumUp, empresa de tecnologia e serviços financeiros direcionados para donos de micro e pequenas empresas. O centro foi viabilizado a partir de uma parceria com a empresa de logística Sequoia, para o uso da infraestrutura na capital baiana, em um espaço que comporta até 150 mil maquininhas para leitura de cartões.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Nota fiscal

A partir do dia 1º de janeiro de 2023, os Microempreendedores Individuais (MEI) prestadores de serviços poderão emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) no Portal do Simples Nacional. A opção vai simplificar o procedimento para muitos prestadores de serviço enquadrados nessa categoria.

Segundo o Portal do Simples Nacional, a emissão ficará disponível também em aplicativo para dispositivos móveis e por serviço de comunicação do tipo Interface de Programação de Aplicativos (API), segundo resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de julho.

04 de agosto de 2022, 07:56

Compartilhe: