sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Larissa Fin comemora sucesso do Vinho na Vila 2024 em Salvador – por José Falcón Lopes

Foto: Divulgação

Idealizadora e produtora da feira de vinhos nacionais Vinho na Vila, Larissa Fin comemorou o sucesso do evento realizado no último final de semana no Terminal Náutico de Salvador.

Em sua segunda edição na capital baiana, a feira reuniu produtores brasileiros de vinho com os mais variados perfis: a vinícola-ateliê Arteviva (Bento Gonçalves-RS); vinícolas familiares como Fin (Entre Ijuís-RS), Família Geisse (Pinto Bandeira-RS), Quarezemin (Içara-SC) e Audace (Bento Gonalves-RS); vinícolas famosas pelo enoturismo como a Campestre (Vacaria-RS) e a Jolimont (Canela-RS); e também o Grupo Miolo (Bento Gonçalves-RS), maior produtor nacional de vinhos, que possui uma vinícola na cidade de Casa Nova, na Bahia, no Vale do São Francisco.

Larissa conta que o Vinho na Vila surgiu em 2016 na Casa Vitis, loja de vinhos e wine bar localizada na Vila Madalena, em São Paulo. Em oito anos, a feira já passou também por Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Brasília (DF) e Vitória (ES). Salvador, por enquanto, é a única capital do Nordeste a sediar o evento.

“A Bahia, por ser um polo gastronômico e cultural, casava muito bem com os vinhos brasileiros, além de ser um produtor de destaque no cenário global”, explica a empresária.

Ela destaca que o evento deste ano trouxe para Salvador uma amostra do “Vinho&Art”, workshop que é realizado pela Casa Vitis em São Paulo, onde o cliente degusta vinho enquanto reproduz uma obra de arte de um artista brasileiro. “A obra escolhida (para Salvador) foi “A Lua” de Tarsila do Amaral (foto abaixo) e divertiu os participantes”, comemora.

Degustação

Em uma sessão de degustação de três horas, o participante do Vinho na Vila teve à sua disposição um diversificado “flight” com cerca de 200 rótulos nacionais entre espumantes, frisantes, brancos, rosés e tintos. Tudo isso com música ao vivo, wine bar e feirinha de produtos artesanais, sem falar da vista para a Baía de Todos-os-Santos.

O estande da mercearia A Roça (@arocamercearia), localizada no Caminho das Árvores, deu as boas vindas aos visitantes com a degustação de queijos artesanais brasileiros, embutidos e doces caseiros.

Na sequência estava o estande D’Orange 93 (@dorange_93), um delicioso licor fino de laranja tipo cointreau artesanal produzido na Bahia, excelente para ser servido após as refeições.

Os espumantes do Grupo Miolo (@grupomiolo) – principalmente o Moscatel (uva moscato), o Blanc de Blancs Demi-Sec (blend das uvas Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Verdejo) e o Brut Rosé (uva grenache) da linha Terranova, produzidos no Vale do São Francisco – foram um espetáculo de frescor, maciez e equilíbrio à parte.

A Vinícola Campestre, produtora do Pérgola – vinho tinto suave mais vendido do Brasil -, mostrou a alta qualidade da sua linha Zanotto, sendo representada na Bahia pela Arruda Distribuição (@arrudadistribuicao).

Delicadeza é a palavra que define os vinhos da Arteviva. Eles podem ser encontrados em Salvador com Enrico de Cal na Oxe.Vinho (@oxe.vinho).

Os rótulos singulares da Audace Wine também podem ser encontrados em terras baianas através da La Tavola (@latavola_ssa).

Os vinhos produzidos pela Quarezemin – principalmente com a uva branca Goethe de origem norte-americana – são surpreendentes. Tanto os rótulos da Quarezemin como os vinhos produzidos pela Jolimont – com destaque para o seu premiado Tannat Reserva – têm como distribuidor na Bahia a Veritas Vinha&Vinhos (@vinhaevinhos).

Dentre os rótulos produzidos pela Vinícola Fin merecem destaque o Moscato Charrua, o Merlot Querência e o Tannat Pampa. E pela Família Geisse, o premiado espumante Cave Geisse 2020 Terroir Nature merece toda distinção. Mas essas duas vinícolas ainda não possuem distribuidores na Bahia.

Por último, mas não menos importante, vale registrar que a degustação de vinhos se tornou ainda mais prazerosa com os Azeites Saborizados Kochen. Eles são produzidos em Minas Gerais e são representados na capital baiana pela Queijaria da Tia (@queijariadatia) da querida Sálua Chalhub.

José Falcón Lopes é hispano-brasileiro e jornalista.
E-mail: colunavinhosbahia@gmail.com
Instagram: @vinhosbahia

16 de outubro de 2024, 09:59

Compartilhe: