sábado, 19 de julho de 2025

Lula critica como “inaceitável” decisão dos EUA de cancelar vistos de ministros do STF

Foto: Reprodução

Da Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “inaceitável” a decisão do governo dos Estados Unidos de cancelar os vistos de entrada no país de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em nota oficial divulgada neste sábado (19), o Palácio do Planalto condenou a medida, considerada “arbitrária e completamente sem fundamento”, e prestou solidariedade aos magistrados atingidos.

A decisão foi anunciada na sexta-feira (18) pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, por meio das redes sociais. Segundo o republicano, os vistos do ministro Alexandre de Moraes e de seus familiares foram cancelados. A medida foi posteriormente estendida a outros integrantes do STF: Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flavio Dino, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Gilmar Mendes. Apenas os ministros André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques não foram incluídos na sanção.

Lula afirmou que “nenhum tipo de intimidação ou ameaça” será capaz de comprometer a missão das instituições brasileiras na defesa do Estado Democrático de Direito. “A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações”, disse o presidente.

A nota oficial reforça o compromisso do governo brasileiro com a independência dos poderes e a integridade das instituições democráticas.

19 de julho de 2025, 13:33

Compartilhe: