quarta-feira, 16 de julho de 2025

Mestre de jiu-jitsu Robson Gracie morre aos 88 anos no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução

Da Redação

O mestre de jiu-jitsu Robson Gracie morreu nesta sexta-feira (28). A notícia foi confirmada por Kyra Gracie, neta do ex-lutador, através de suas redes sociais sem mencionar a causa da morte.

Aos 88 anos, ele era o membro mais velho da tradicional família responsável pelo desenvolvimento do “jiu-jitsu brasileiro” e da criação do Vale-Tudo, hoje chamado de MMA.

Robson nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1935 e era o segundo filho de Carlos Gracie, o patriarca da família. No final dos anos 50, Robson iniciou sua carreira no vale-tudo e foi um dos responsáveis por defender o legado do Gracies nos ringues, assim como expandir a arte marcial no País. Foi guarda-costas de Leonel Brizola e preso pelos militares após o golpe de 1964.

Por anos, ele foi presidente da Federação de Jiu-jitsu do Rio de Janeiro e, em vida, recebeu a faixa vermelha de jiu-jitsu (9º e último grau a ser alcançado na modalidade). Ele deixa os filhos Charles, Renzo, Keila, Ralph, Flávia e Robson Gracie Jr, além de Ryan Gracie, que faleceu em 2007.

29 de abril de 2023, 13:30

Compartilhe: