terça-feira, 9 de junho de 2026

Nunes Marques suspende pesquisa que apontou queda de Flávio Bolsonaro

Foto: Fellipe Sampaio/STF

Da Redação

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nunes Marques, determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral do Instituto AtlasIntel que indicava queda nas intenções de voto do senador Flávio Bolsonaro. A medida atende a um pedido do Partido Liberal (PL), que questionou a metodologia do levantamento após a repercussão de um áudio envolvendo o parlamentar e o empresário Daniel Vorcaro. A reportagem é da CNN.

Na decisão liminar, que ainda será submetida ao plenário do TSE nesta terça-feira (9), o magistrado apontou indícios de possível indução dos entrevistados por meio do questionário aplicado. Segundo Nunes Marques, a controvérsia não se limita a divergências metodológicas, mas envolve a suspeita de que a pesquisa possa ter influenciado as respostas dos participantes. O ministro também destacou que outras 27 pesquisas registradas pelo mesmo instituto não utilizaram procedimento semelhante.

Em resposta, o Instituto AtlasIntel afirmou que respeitará a decisão judicial e apresentará os esclarecimentos solicitados. A empresa sustenta que o áudio relacionado ao caso não foi reproduzido durante a aplicação do questionário, sendo apresentado apenas após o encerramento das perguntas, sem possibilidade de alteração das respostas. O instituto declarou confiar que a análise técnica do TSE confirmará a regularidade da metodologia empregada.

08 de junho de 2026, 23:59

Compartilhe: