sábado, 22 de janeiro de 2022

OMS recomenda dois novos medicamentos para tratamento da Covid

Foto: Reprodução

Da Redação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou dois novos medicamentos para tratamento de pessoa com Covid-19, levando em contato casos mais graves e casos mais leves da doença.

Para os casos mais graves, foi indicada uma droga utilizada em casos de artirte reumatoide. Já para os casos leves, mas com risco de evolução para quadros graves, a indicação é de um anticorpo monoclonal.

Os especialistas que desenvolveram as novas diretrizes da OMS indicaram o baricitinibe, que é usado em pacientes com artire reumatoide. Trata-se de um inibidor de enzimas janus quinase, responsáveis pela comunicação das céclulas que atuam no processo de desenvolvimento das células do sangue e na função imunológica.

Já para os casos mais leves, a indicação é do anticorpo monoclonal sotrovimabe, reforçando que o uso deve ser feito em pacientes com risco de hospitalização.

A OMS informou que as recomendações se basearam em sete estudos com 4 mil pessoas que tiveram a doença. Os dois medicamentos recberam autorização da Anvisa para uso emergencial no Brasil em setembro do ano passado.

14 de janeiro de 2022, 12:04

Compartilhe: