segunda-feira, 23 de maio de 2022

Paraná Pesquisas: Lula tem 41,6% das intenções de voto e Bolsonaro 33,8%

Foto: Reprodução/YouTube

Marcia Gomes

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na frente da corrida presidencial em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, entre 8 e 13 de maio. A sondagem foi divulgada neste sábado (14).

Lula tem 41,6% das intenções de voto contra 33,8% do presidente Jair Bolsonaro (PL), de acordo com o levantamento. Em seguida, vêm o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 6,2%, empatado tecnicamente com o deputado André Janones (Avante), que tem 2% —  a margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na avaliação de Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas, ainda é muito cedo para vislumbrar quem vencerá a corrida em direção ao planalto. “A economia vai fazer Bolsonaro ganhar ou perder as eleições, mas o jogo ainda não começou”, afirma.

O ex-presidente Lula está focado em angariar votos do eleitorado evangélico, grupo fortemente aliado do atual chefe do Executivo federal. Para Hidalgo, esta é uma boa estratégia, “mas não vai garantir a vitória de Lula, senão Bolsonaro estaria na frente das pesquisas e já estaria eleito”.

Outros nomes

De acordo com o levantamento publicado hoje, além dos principais colocados na disputa ao planalto em outubro, aparecem, ainda, o ex-governador paulista João Doria (PSDB), com 1,3%; o advogado José Maria Eymael (DC), com 1%; o deputado Luciano Bivar (União Brasil), com 0,6%; o coach Pablo Marçal (Pros), com 0,5%; a senadora Simone Tebet (MDB) e o cientista político Luiz Felipe d’Ávila (Novo), ambos com 0,4%; e a socióloga Vera Lúcia (PSTU), com 0,1%.

14 de maio de 2022, 11:15

Compartilhe: