segunda-feira, 27 de junho de 2022

Pediatras alertam para segurança de crianças e adolescentes na volta dos festejos juninos

Foto: Divulgação

Da Redação

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) reforça os cuidados essenciais que pais e responsáveis devem ter com crianças e adolescentes na volta das festas juninas, ainda em meio às medidas sanitárias já conhecidas relativas à Covid-19. Bebidas alcoólicas e fogos de artifício nunca devem ser manipulados por crianças, que também não devem brincar com balões ou saltar fogueira, destaca a presidente da Sobape, a pediatra Ana Paz.

Ela acrescenta que as brincadeiras com traques de massa, por exemplo, devem acontecer sob a supervisão de um adulto. “Outro cuidado importante é com as crianças portadoras de alergias e infecções respiratórias, que demandam atenção especial por causa da fumaça das fogueiras e fogos”, reforça.

Em casos de acidentes com queimaduras, a recomendação é buscar atendimento médico e não aplicar manteiga, creme dental ou qualquer outro produto no ferimento. Vice-presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez lembra que líquidos inflamáveis, fósforos e isqueiros devem ser guardados fora do alcance de crianças. Também é preciso atenção para manter bebês e crianças longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições.

“A gente chama atenção também para o consumo de alimentos em grãos típicos dessa estação, como milho e amendoim, diante do risco de causar sufocamento em crianças menores, especialmente as que estão engatinhando porque podem acabar pegando os grãos que caem no chão”, pontua Fernandez, ao recomendar também que os adultos evitem submeter bebês e crianças a ambientes com barulho excessivo.

Vacina e cuidados sanitários

Antes de viajar, orienta a pediatra Ana Paz, é importante que os pais verifiquem se a cartilha de vacinação da criança está em dia e “não baixem a guarda nos cuidados sanitários contra a Covid-19 e suas variantes, mantendo a mesma rotina de proteção, com uso de máscaras e higienização das mãos”.

22 de junho de 2022, 10:14

Compartilhe: