Pesquisa: Em seu reduto eleitoral, Ciro aparece atrás de Lula e Bolsonaro na disputa para o Planalto
Da Redação
Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgado pela Veja nesta quarta-feira (30) mostra que, mesmo no Ceará, Ciro Gomes (PDT) não desponta na corrida para o Palácio do Planalto. Em todos os cenários estimulados, ele aparece em terceiro lugar.
Reduto eleitoral do pedetista, o estado tem eleitores que demonstram preferência por Lula (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido), pelo menos nesse momento.
Em um primeiro cenário, a pesquisa aponta que, se as eleições presidenciais fossem hoje, Lula teria 45,9% dos votos. Logo em seguida vem Bolsonaro, com 19,4% e, depois, Ciro, com 13,3%. Senador pelo Ceará, Tasso Jeirissati (PSDB)a aparece em quarto, com 4,3%.
Datena, que sinalizou que poderia se filiar ao PSL para concorrer ao Planalto, aparece com 2,6%. Luiz Henrique Mandetta (DEM) tem 1%, Simone Tebet (MDB), 0,2% e Romeu Zema (Novo), 0,1%.
Em um segundo cenário, menos pulverizado, a situação de Ciro não muda. Ele continua em terceiro, com 14%. Na frente, aparece Lula, com 47,3%, e Jair Bolsonaro, com 20,7%. Nesse cenário, foram ainda colocados os nomes de Jereissati, que aparece com 4,9%, e Mandetta, que aparece com 1,5%.
Já no cenário em que se coloca o nome de João Doria, correligionário de Jereissatti, Lula continua liderando, com 46,3%,s eguido por Bolsonaro, com 19,5%, e Ciro, com 14,5%. Doria aparece com 1,2%.
Num quarto cenário, também com o nome de Doria, mas menos pulverizado, o tucano aparece em último, com 1,6%. À frente, está Lula, com 47,8%, seguido por Bolsonaro, com 20,9%, e Ciro, com 15,4%.