Pesquisa vira munição política dos aliados de Jerônimo nas redes; Rui Costa comemora

Da Redação
A pesquisa divulgada neste domingo (17) pelo jornal A Tarde e que aponta o crescimento do inédito pré-candidato do PT a governador, Jerônimo Rodrigues, serviu de combustível para a militância petista e de siglas aliadas. O levantamento, feito pelo instituto AtlasIntel, virou munição política nas redes sociais. A estratégia foi a mesma adotada pelos aliados de ACM Neto, pré-candidato do União Brasil, em pesquisas anteriores: tentar criar uma onda favorável na internet.
De acordo com o instituto, ACM Neto aparece com 39,7% das intenções de voto, contra 32,6% de Jerônimo Rodrigues (PT) e 10,5% do deputado federal João Roma (PL), os três principais pré-candidatos. Números bem diferentes de todas as pesquisas feitas até aqui, que apontavam a vitória folgada do pré-candidato do União Brasil no primeiro turno, fato sempre comemorado nas redes sociais pelos aliados.
O ex-prefeito de Salvador criticou duramente o levantamento, ao qual chamou de “enquete manipulada”, e tentou minimizar os danos postando um vídeo que comprovaria as falhas na pesquisa. Foi aplaudido e compartilhado pelos milhares de apoiadores, mas também virou meme entre os eleitores e simpatizantes do PT. Jerônimo Rodrigues, por sua vez, fez duas postagens, uma reproduzindo a capa do jornal A Tarde, que parece ter sido feita sob medida para o petista, apontando o que poderia ser o início de uma virada histórica nas eleições, e uma outra com o conteúdo da matéria.
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O governador Rui Costa (PT) também postou a capa do jornal, mas com comentário. “Quanto mais os baianos conhecerem Jerônimo Rodrigues e ficam sabendo que ele é o candidato de Lula (PT) na Bahia, mais fácil fica a escolha entre o lado dos que apoiam o atual governo federal e o nosso lado”, escreveu. Vice na chapa encabeçada pelo ex-secretário, o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), também publicou a capa do jornal e repetiu o título da manchete.
Presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima postou uma foto da capa de A Tarde. “Esse filme já passou em 2006, 2010, 2014 e 2018 e vai acontecer novamente agora em 2022. Já vai deixar de ser filme e virar uma série. A virada começou”, escreveu. O detalhe é o partido de Lúcio só esteve ao lado do PT no pleito de 2006, quando o hoje senador Jaques Wagner (PT) acabou com a hegemonia carlista no estado – em 2014 e 2018, estava com ACM Neto.
A deputada federal Lídice da Mata (PSB) postou no Instagram uma foto ao lado de Jerônimo Rodrigues e a manchete de A Tarde. “Nossa vitória será emocionante. Vamos fazer de Jerônimo Rodrigues o novo governador da Bahia”, afirmou a socialista, ressaltando a diferença de sete pontos entre os dois principais pré-candidatos a governador.
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O deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos), cotado para a vice de ACM Neto (União), publicou o mesmo vídeo utilizado pelo ex-prefeito de Salvador para atacar a pesquisa. “Como disse meu amigo ACM Neto, isso é desespero. Essa pesquisa publicada no jornal A Tarde não passa de uma enquete manipulada. Meu conselho aqui: tenha um senso crítico sobre as informações que chegam a você”, disse.