sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Projetos de leis preveem reestruturação das forças de segurança na Bahia para reforçar combate ao crime organizado

Foto: Divulgação

Da Redação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou na noite desta segunda-feira (11) quatro projetos de lei que reestruturam a organização das forças de segurança pública do estado. As propostas, que serão enviadas à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em regime de urgência, têm como objetivo fortalecer o combate ao crime organizado por meio da criação de novas unidades, cargos e ajustes na estrutura administrativa e territorial.

Segundo o governador, as medidas incluem a ampliação do número de vagas para policiais da reserva, passando de 1.200 para 1.800, com aumento do tempo de atuação de quatro para seis anos. Também está prevista a criação do cargo de adjunto do delegado-geral da Polícia Civil, para dividir responsabilidades e fortalecer a atuação da corporação, especialmente no interior.

“Estamos numa guerra contra o crime organizado. Essas mudanças vão permitir aliviar áreas sobrecarregadas e aumentar a presença do estado em regiões estratégicas”, afirmou Jerônimo, destacando a criação de três novos comandos regionais da Polícia Militar (PM) nas cidades de Jequié, Irecê e Alagoinhas.

Novidades na Polícia Militar

De acordo com o governo, a reestruturação da PM prevê:

  • 3 novos comandos regionais: Jequié, Irecê e Alagoinhas;
  • 13 novos batalhões em cidades como Feira de Santana, Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães, Valença e Jacobina, além de dois em Salvador (Nordeste de Amaralina e Itapuã);
  • 6 novas Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM);
  • Extinção de 9 unidades e 19 cargos correspondentes;
  • Criação de 473 novos cargos de chefia e coordenação para fortalecer liderança e planejamento operacional.

O governo estadual afirma que a reorganização vai permitir melhor cobertura territorial, reforço no policiamento de áreas críticas e maior eficiência administrativa.

12 de agosto de 2025, 09:30

Compartilhe: