sábado, 27 de julho de 2024

Rapidinhas: As habilidades de Ana Paula, o comunista pé frio, o bispo petista e a PEC das Praias

Foto: Divulgação

Alberico Gomez e equipe

Fora do caminho

A vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) só não ganhou por W.O a disputa para permanecer na chapa ao lado do prefeito Bruno Reis (União) nas eleições deste ano porque o Republicanos se colocou no caminho da pedetista até o último sábado (01), quando foi comunicado pelo chefe do Executivo municipal de que o pleito não seria atendido e a sigla da Igreja Universal seguiria ocupando os generosos espaços que já tem. Nenhum outro partido da base mostrou de fato interesse em ocupar o posto, e isso se deve muito às habilidades administrativas e políticas da própria Ana.

Tucanos na real

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz, e o deputado federal Adolfo Viana, ambos do PSDB, chegaram a falar publicamente sobre o eventual interesse do tucanato baiano em indicar um nome para a vice, mas desde sempre ficou claro nos bastidores que isso só ocorreria se houvesse a remota possibilidade de Bruno Reis ceder a cadeira de Ana Paula para os bispos da Universal. Por sinal, o indicado dos tucanos seria o deputado estadual Tiago Correia, presidente do partido na Bahia, que é admirador do trabalho da pedetista.

Conservadores desinteressados

O PL, que é o partido com maior tempo de TV e recursos do fundo eleitoral da aliança em torno de Bruno Reis, sequer demonstrou interesse na vice. Presidente da sigla na Bahia, João Roma, que nunca teve uma relação mais próxima com Ana Paula quando trabalhou no Palácio Thomé de Souza, sempre disse aos correligionários que a prioridade no acordo com o prefeito era a ajuda para montar a chapa de candidatos a vereador. Além disso, o PL espera ser contemplado com um cargo no primeiro escalão da gestão municipal num eventual segundo mandato de Bruno.

Cacá recusou

O PP, comandado em Salvador pelo secretário municipal de Governo, Cacá Leão, e outro importante partido aliado de Bruno Reis, também não quis a vice e desde sempre declarou a preferência por Ana Paula. O presidente da legenda na Bahia, deputado federal Mário Negromonte Júnior, que vive em cima do muro entre apoiar o grupo do prefeito da capital e o do governador Jerônimo Rodrigues (PT), chegou a colocar para jogo o nome do próprio Cacá, que recusou de pronto. Os pepistas também esperam um espaço mais generoso em um eventual segundo governo do atual gestor.

Para chamar de sua

Além do Republicanos, vale lembrar que quem tentou ameaçar Ana Paula foi um correligionário do próprio partido, o deputado federal Leo Prates. Mas este foi “enquadrado” pelos comandos estadual e nacional do PDT, apesar de ser nome da preferência do ex-prefeito ACM Neto (União). Ao escolher Ana, Bruno Reis deixou claro ao aliado que optou por uma vice que pudesse chamar de sua.

Despedida festiva

Na próxima quarta (05), Ana Paula deve ganhar uma grande festa de despedida da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para poder concorrer a vice-prefeita, ela precisa deixar o comando da pasta até a próxima quinta (06), por força do calendário eleitoral. Ter exercido a função de secretária foi fundamental para a pedetista, com a capacidade administrativa e política, angariar o apoio para segue na chapa de Bruno Reis entre os vereadores da base do Palácio Thomé de Souza na Câmara. O substituto deve ser o sub Alexandre Reis de Souza, próxima de Ana e que já trabalhou com João Roma no Ministério da Cidadania.

Comunista pé frio

Pré-candidato do PCdoB a prefeito de Juazeiro, o deputado estadual Zó mostrou que é o maior pé frio. No início da tarde deste domingo (02), publicou nas redes sociais uma foto usando a camisa do Vasco da Gama, que logo depois foi goleado pelo Flamengo por vexatórios 6 a 1. Dizem que na disputa para saber quem será o candidato de Jerônimo no município, o parlamentar está tomando também de goleada para o petista Isaac Carvalho.

Passadinha em Wembley

E por falar em futebol, o jovem Luiz Eduardo Magalhães Guinle, já colocado como pré-candidato a deputado federal em 2026, deu um tempo nas andanças pela Bahia para conferir, em Londres, no Estádio Wembley, a final da Liga dos Campeões. Ele garantiu que torceu para o Real Madrid, que acabou se sagrando campeão no jogo contra Borussia Dortmund.

Na contramão

O PT lançou no final de semana a pré-candidatura de Nego de Soronga, que já concorreu no passado pelo União Brasil, à Prefeitura de Itacaré. O detalhe é que lá, num dos paraísos preferidos de ACM Neto na Bahia, o Republicanos ficou ao lado dos petistas, a exemplo de Lauro de Freitas e outros municípios. O presidente da sigla no Estado, deputado federal e bispo da Universal Márcio Marinho, participou do lançamento. Itacaré é hoje a única cidade administrada pelo PT na região cacaueira – o prefeito é Antônio de Anízio.

PEC das Praias

O senador Otto Alencar (PSD) garante que a chamada PEC das Praias não passa no Senado. O texto visa privatizar áreas à beira-mar pertencentes à União. “Essa proposta não fazia falta para a saúde, para a educação ou para a geração de emprego e renda. A princípio, pelo que veio da Câmara dos Deputados, eu tenho uma posição contrária. Passar uma área de domínio da Marinha para estados e municípios e até para o setor privado vai, sem dúvida nenhuma, fomentar uma especulação imobiliária e atender interesses que considero até subalternos para investimentos que dão grandes resultados financeiros e econômicos para o setor imobiliário”, pontuou.

03 de junho de 2024, 16:40

Compartilhe: