Rapidinhas: Jerônimo e o foco em Salvador, o apelo a Félix, as diárias de Wagner na Ásia e o Coronel ACM

Da Redação
O foco de Jerônimo
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) decidiu priorizar Salvador nas últimas agendas institucionais. Nesta terça (25), por exemplo, fez uma série de anúncios para marcar a passagem do aniversário da capital gerida por Bruno Reis (União). Chamou para o ato diversos deputados federais e estaduais, além de vereadores e ex-vereadores da capital. Segundo apurou a coluna junto a fontes ligadas ao Executivo estadual, a estratégia é intensificar a presença nas grandes cidades da Bahia como forma de buscar melhorar os índices de aprovação nas pesquisas.
Nada muda
Principal gestor municipal do PP, o prefeito de Jequié, Zé Cocá, afirmou à coluna não estar preocupado com a possível criação da federação entre o partido e o União Brasil. “Estamos aguardando o que será resolvido nacionalmente sobre essa questão. Mas, caso aconteça, isso não vai mudar o meu posicionamento de buscar parcerias institucionais com o governo do Estado”, salientou. Cocá, que apoiou ACM Neto (União) nas eleições de 2022, tem intensificado o diálogo com o governador.
Relação institucional
Prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União) negou à coluna que tenha feito qualquer movimento para aderir à base de Jerônimo. Ele garantiu que o relacionamento com o petista é institucional. Ou seja, ao menos por enquanto não deve entrar no grupo cada vez maior dos aliados de ACM Neto (União) que estão abandonando o barco da oposição de olho nas benesses do Palácio de Ondina.
Apelo a Félix
Já os prefeitos de Euclides da Cunha, Heldinho Macedo, e de Araci, Keinha Jesus, ambos do PDT, cobraram esta semana do presidente do partido na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior, a adesão integral da sigla à base de Jerônimo. Os dois gestores, que apoiaram o petista em 2022, se reuniram com o parlamentar na segunda (24), em Salvador. Nesta quarta (26), o antecessor de Keinha, Silva Neto (PDT), se reúne com o secretário estadual de Reações Institucionais, Adolpho Loyola (PT), para tratar do assunto.
Coronel ACM
Aliados e até adversários de ACM Neto não perderam a piada pronta com a nomeação do novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia. Isso por conta do nome do escolhido. Trata-se do coronel Antonio Carlos Magalhães, que entrou no lugar do coronel Paulo Coutinho. “Esperamos que agora o ex-prefeito de Salvador pare de ficar criticando tanto a segurança pública. Afinal, um parente dele é o novo chefe da PM”, brincou um deputado da base de Jerônimo na Assembleia.
Elmo na espera
Até agora Jerônimo não resolveu como acomodar o ex-prefeito de Irecê Elmo Vaz (PSB) na reforma administrativa, cuja conclusão chegou a ser prometida para janeiro, mas que segue a passos de tartaruga. O aliado da deputada federal Lídice da Mata (PSB) chegou a ser cotado para comandar a Embasa, mas foi preferido pelo próprio governador, que escolheu promover Gildeone Almeida, funcionário de carreira da empresa e ex-diretor de Operação do Interior. Elmo pretende concorrer a deputado federal ou estadual em 2026.
Marabá sem medo
Quem está decidido a ser candidato a deputado federal em 2026 é o prefeito de Luis Eduardo Magalhães, Júnior Marabá (PP). Esta semana ele agendou uma série de entrevistas a veículos de imprensa em Salvador. Marabá tem dito não temer a federação entre o partido dele e o União Brasil. Garante que terá mais de 100 mil votos, que já foi a linha de corte das duas legendas no pleito de 2022 – só quem teve menos do que isso foi José Rocha (União), que cederá o lugar para o filho, o deputado estadual Manuel Rocha (União), na corrida por uma cadeira na Câmara.
Wagner na Ásia
O senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado, é um dos integrantes da comitiva do presidente Lula (PT) na viagem à Ásia para visitas oficiais ao Japão e ao Vietnã. Por conta disso, o petista baiano vai receber do Congresso cerca de R$16,4 mil em diárias pagas pelo contribuinte brasileiro para gastar com hospedagem e alimentação. Isso sem falar nos pouco mais de R$900 a título de seguro. Além de Wagner, outros dois senadores também participam da agenda: Davi Alcolumbre (União-AP) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente e ex-presidente da Casa, respectivamente.
Defesa do garimpo
O deputado estadual Marcinho Oliveira (União) decidiu “comprar” a briga dos garimpeiros da Bahia, mesmo contrariando boa parte do eleitorado, que considera a atividade prejudicial ao meio ambiente. O parlamentar tem defendido junto aos órgãos estaduais e federais a regularização dos garimpos em Cansanção, Nordestina, Quijingue e em Santaluz, na região sisaleira. Para ele, falta empenho tanto da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) quanto da Agência Nacional de Mineração (ANM) para resolver a questão.
Prefeitura das Ilhas
Salvador deve ganhar uma nova Prefeitura-Bairro após a aprovação do novo PDDU, caso o texto seja de fato enviado por Bruno Reis à Câmara Municipal este ano, conforme prometido. A unidade será a das Ilhas, hoje integrante da do Subúrbio. Atualmente, a capital baiana conta com 11 Prefeituras-Bairro, cujo objetivo é levar os serviços públicos para mais perto dos cidadãos.