sábado, 4 de maio de 2024

Rapidinhas: Tudo como dantes, a estrela na encosta e a rachadinha do lanche

Foto: Divulgação

Da Redação

Tudo como dantes…
A plenária do PT realizada no sábado (28) na Assembleia Legislativa da Bahia serviu, efetivamente, para demonstrar que o deputado estadual Robinson Almeida, do PT, é o candidato… do PT. O evento partidário não resolve todas as negociações que precisam ser feitas até que a tese da unidade, pactuada no conselho político do governador Jerônimo Rodrigues, prospere. Os petistas têm um sonho de governar a capital baiana, mas a manutenção do desejo é visto como excesso de gula por membros de outros partidos. Não cansam de ponderar que o PT já tem estado e governo federal; esse poderio com Jerônimo e Lula não garante vitória, uma vez que o PT já disputou Salvador nas mesmas condições e perdeu.

Uma estrela
Chamou a atenção de quem acompanhou o evento a presença de Robinson Almeida e do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) ao lado do governador Jerônimo Rodrigues durante a inauguração de encosta no Alto do Cabrito, em Salvador. Também estavam Lídice da Mata (PSB) e Marta Rodrigues (PT), vereadora de Salvador e irmã do governador, que defende candidatura própria do PT. Mas o que chamou atenção mesmo foi que, em uma foto encaminhada pelo governo, apareceu o ex-vereador Gilmar Santiago com a estrela do PT e uma “praguinha” com Robinson, Jerônimo e Lula. Que Robinson vai pongar em todas as inaugurações do governo estadual em Salvador, não é novidade, mas é preciso avisar aos apoiadores que o evento partidário foi no dia anterior. A inauguração da encosta ocorreu no domingo (29).

Cotas
O senador Jaques Wagner defende que haja uma alternância de gênero na composição da chapa em Salvador. Ou seja, se for definido um candidato a prefeito, a vice precisará ser de uma mulher. Mas será que Wagner, o Galego, tomará Lula como exemplo? O presidente vem sofrendo críticas nacionalmente por demitir mulheres de postos chaves de seu governo em razão de negociações com o Centrão, cujos partidos, em sua maioria, não têm as pautas identitárias e de gênero como bandeira. Os aliados do PT na Bahia também levam em consideração as mesmas bandeiras que, por hora, Lula abre mão? A batata quente, como se sabe, está nas mãos do governador Jerônimo, a quem foi atribuída a função de “manter a unidade do grupo”.

Off em Camaçari
O secretário de Relações Institucionais está pegando forte no batente de segunda a sexta-feira, no CAB, ainda mais em ano pré-eleitoral e de poucos recursos para prefeituras em toda a Bahia, que amargam menores repassem do FPM, principal fonte para custeio de serviços e pagamento de pessoal. Mas quem quiser encontrar Luiz Caetano nos fins de semana, já sabe o local: Camaçari. Pré-candidato à prefeitura de uma das principais cidades da Região Metropolitana de Salvador, o petista teve liberação do chefe, Jerônimo Rodrigues, para se concentrar em atividades no município aos sábados e domingos.

Incomodado
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, não esconde de ninguém em Brasília o incômodo com a operação da Polícia Federal (PF) que culminou com a prisão de servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A agência agora é subordinada à do ex-governador da Bahia, que esperava uma investida menos incisiva da PF no órgão do governo. O que deixou Rui pirado foi que agentes da PF foram à própria sede da Abin para realizar a operação. Em defesa própria, os federais dizem que agem apartidariamente e que também incomodaram, recentemente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos): neste caso a PF investiga se um atentado sofrido pelo então candidato ao governo foi forjado para impulsionar a pré-candidatura dele.

Refeição
O Ministério Público estadual está de olho no uso de cartões de refeição pelos servidores da Câmara Municipal de Ilhéus. A suspeita é que os servidores não sejam os verdadeiros beneficiários e que terceiros usufruam dos valores. Numa mesquinharia que não surpreende mais na política nossa de cada dia, circulam nos corredores do legislativo ilheense que superiores dos servidores estão enchendo a pança com os cartões alheios. O MP pede que um termo de responsabilidade para utilização dos cartões seja elaborado. Agora além de rachadinha de salário, há agora rachadinha do lanche? Parece piada, mas é crime.

Divisão
Na vizinha Itabuna, o PT está dividido. O impasse é se será dado apoio ou não ao atual prefeito da cidade, Augusto Castro, do PSD. Como esta coluna registrou há uma semana, o senador Otto Alencar tenta convencer o amigo Geraldo Simões, crítico do atual prefeito e ex-gestor da cidade, a apoiar o atual desafeto. A plenária do PT realizada neste fim de semana demonstrou que o partido não tem ainda um rumo certo. Geraldo Simões conta, inclusive, com o apoio do MDB dos irmãos Vieira Lima, que dão como morta a gestão do pessedista itabunense.

30 de outubro de 2023, 18:32

Compartilhe: