quinta-feira, 28 de março de 2024

Rui Costa deve ser anunciado ministro da Casa Civil de Lula nesta sexta (09)

Foto: Divulgação

Da Redação

O governador Rui Costa (PT) deve ser anunciado como futuro ministro-chefe da Casa Civil nesta sexta-feira (09), em Brasília. Para evitar mais especulações, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por antecipar o início dos anúncios, antes previstos para depois da diplomação, no dia 12.

Também devem ser anunciados o ex-governador do Maranhão Flávio Dino (PSB) na Justiça, o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio na Defesa e o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) na Fazenda.

Lula pode confirmar ainda o diplomata Mauro Vieira para o comando do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) – ele ocupou o posto no segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. O senador baiano Jaques Wagner (PT) estava cotado para o posto, mas, como havia antecipado o Toda Bahia em primeira mão, deve ficar mesmo no Congresso, assim como o correligionário e senador Otto Alencar (PSD), que chegou a ter o nome ventilado para a Saúde.

Rui Costa, que encerra o mandato de governador no final deste ano, estará em Brasília nesta sexta para participar dos anúncios. Nesta quinta-feira (08), ele teve um mal-estar e cancelou uma viagem ao interior do estado (Umburanas e Ourolândia), mas nada grave – o petista chegou a comparecer ao show de Maria Bethânia na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, à noite.

O governador foi um dos primeiros nomes convidados por Lula após as eleições. Parte do PT baiano preferia que a pasta escolhida fosse a da Infraestrutura ou das Cidades, com mais visibilidade e orçamento, mas essas devem ser entregues por Lula a partidos aliados.

Ao assumir a Casa Civil, em janeiro, o governador vai cuidar da gestão e do planejamento das ações de governo, mesma função de Dilma Rousseff antes de ser escolhida por Lula como sucessora.

08 de dezembro de 2022, 21:44

Compartilhe: