quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Salvador inicia construção de novo Cras Modelo na região do Mané Dendê

Foto: Betto Jr. /Secom

Da Redação

A Prefeitura de Salvador deu início à construção de um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Modelo no bairro de Itacaranha, região do Mané Dendê, no Subúrbio Ferroviário. A ordem de serviço foi assinada na manhã desta quarta-feira (21) pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) e pelo secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães.

Com investimento estimado em R$ 3,6 milhões, a nova unidade substituirá o Cras atualmente em funcionamento no final de linha de Rio Sena. A estrutura tem capacidade para referenciar até 5 mil famílias, oferecendo acolhimento e acompanhamento socioassistencial em localidades como Alto da Terezinha, Ilha Amarela, Mirantes de Periperi, Praia Grande e Itacaranha.

“Este novo Cras vai consolidar os investimentos que temos feito por meio do projeto Novo Mané Dendê. Quem conhecia essa região antes e vê como ela está agora, sabe a transformação que está em curso”, afirmou o prefeito Bruno Reis.

A estrutura contará com salas de atendimento individualizado, brinquedoteca, espaço multiuso, copa, área de cadastramento no CadÚnico e banheiros acessíveis. O projeto também prevê acessibilidade e espaços adequados para as equipes técnicas e administrativas.

Segundo o secretário Júnior Magalhães, esta é a quarta unidade do tipo com obras autorizadas na atual gestão. As outras estão sendo construídas nos bairros de São Cristóvão, Brotas e Narandiba. “Esse investimento reforça o compromisso da Prefeitura com a inclusão social, a garantia de direitos e a redução das desigualdades”, disse.

O novo Cras integra o conjunto de ações do Novo Mané Dendê, maior projeto de requalificação urbana em curso na capital baiana. A iniciativa envolve a implantação de equipamentos públicos, saneamento, habitação, infraestrutura urbana e mobilidade, com orçamento superior a R$ 1,5 bilhão.

Além de unidades de saúde, escolas e moradias, o projeto prevê a construção de um teleférico, terminal de ônibus, centro cultural e a urbanização da bacia do rio Mané Dendê. A conclusão das obras está prevista para o início de 2026.

21 de maio de 2025, 14:01

Compartilhe: