quinta-feira, 25 de julho de 2024

Santa Catarina registra o quinto tornado no mês de novembro

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, nesta segunda-feira (20), o quinto tornado no estado no mês de novembro. O fenômeno foi registrado na região do Sul e provocou estragos em Balneário Gaivota e Sombrio.

O tornado ocorreu no sábado (18) por volta das 2h. Os ventos ultrapassaram os 100 km/h. Antes, houve um forte temporal, associação a uma frente fria e à umidade vinda da região amazônica. Esses sistemas favoreceram as tempestades que atingiram Santa Catarina na sexta (17) e sábado.

Com o tornado, Balneário Gaivota e Sombrio tiveram danos como destelhamento parcial e total de residências e galpões, assim como a quebra de árvores.

Moradores chegaram a filmar a nuvem em formato de funil. Conforme a Defesa Civil, na imagem não é possível ver o funil tocando o chão, que é o critério necessário para classificação de tornado, mas, ao analisaras imagens dos danos e do radar meteorológico do Morro da Igreja, na Serra catarinense, fica perceptível a passagem do fenômeno.

Outros tornados registrados:

Em Cunha Porã, no Oeste, no dia 6 de novembro. A força dos ventos chegou a arrancar árvores pela raiz;

Em Tubarão, no Sul, em 11 de novembro. O tornado atingiu árvores, telhados, vegetação e placas de outdoor;

Em Itá, no Oeste, em 16 de novembro. Com a força dos ventos, árvores ficaram retorcidas;

Em Urupema, na Serra, também no sábado. Os ventos destruíram uma casa e causaram danos em outras. Árvores também foram atingidas.

20 de novembro de 2023, 23:30

Compartilhe: