‘Tratoraço’: aliado de Lira devolve trator após perder eleições
Da Redação
Moeda em alta no mercado de votos, os tratores que foram adquiridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) tinham como destinatários aliados de políticos ligados ao Centrão.
O movimento que partiu do chamado ‘orçamento secreto’ de R$ 3 bilhões reservado pelo governo Bolsonaro ganhou a tag de ‘tratoraço’ nas redes sociais. A Codevasf, por sua vez, virou a estatal do Centrão.
Mas, em alguns casos, a moeda é devolvida, se o destinatário não corresponder nas urnas. Foi o caso do aliado de Arthur Lira (PP-AL), Carlos Augusto (MDB-AL), conhecido como Carlinhos.
Ele concorria à reeleição na cidade de Junqueiro, no agreste de Alagoas, cidade natal de Benedito de Lira (PP-AL), pai do presidente da Câmara, e hoje prefeito de Barra de São Miguel (AL).
Segundo o Estadão, a três semanas das eleições em 2020, Carlinhos anunciou a chegada de um trator agrícola e de uma retroescavadeira na cidade, máquinas entregues pela Codevasf.
Mas a oposição venceu a disputa e pôs fim a 28 anos de domínio do grupo de Lira no município. Quando o novo prefeito Leandro Silva (PTB) assumiu, os bens doados já haviam sido devolvidos à Codevasf.