Vereadora propõe nome de Preta Gil para avenida de Salvador
Da Redação
A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) propôs que uma avenida de Salvador receba o nome de Preta Gil. A iniciativa pretende homenagear a cantora, atriz e empresária, morta no último domingo (20), como “reconhecimento público e duradouro da vida, obra e legado da artista”.
Na justificativa apresentada, Aladilce destaca que Preta Gil tornou-se símbolo de diversidade, representatividade negra e ativismo em defesa dos direitos LGBTQIA+, além de enfrentar com franqueza temas como racismo, gordofobia e homofobia.
“Ela rompeu barreiras e deu voz a pautas fundamentais: igualdade, autoestima, enfrentamento de doenças com dignidade, respeito à pluralidade”, escreveu a vereadora.
A líder da oposição na Câmara de Salvador também relembra a postura de Preta após o diagnóstico de câncer no intestino, em 2023.
“Durante dois anos de tratamento, compartilhou publicamente sua batalha, alertou para os cuidados com a saúde e ofereceu esperança a quem atravessa situações semelhantes”, diz o texto.
A parlamentar ainda mencionou a importância da artista no Carnaval do Rio de Janeiro, com o Bloco da Preta, e sua atuação como fundadora da agência Mynd, voltada à inclusão e diversidade em campanhas de publicidade.
Para Aladilce, a nomeação de uma avenida em homenagem à cantora cumpre papel simbólico e educativo.








