Vindima de Verão da Vaz e Baile da Sertania mostram a força das vinícolas de Morro do Chapéu – por José Falcón Lopes

Dois eventos protagonizados por vinícolas de Morro do Chapéu, a Capital do Vinho na Chapada Diamantina, mobilizaram o enoturismo baiano neste sábado (15). O primeiro evento foi a Vindima de Verão da Vinícola Vaz, que contou com a presença do secretário estadual da Agricultura Tum e da prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, dentre outras autoridades.
A outra festa foi o Baile de Carnaval da Sertania, que começou de tardezinha no Teatro Sesi, em Salvador, e coincidiu com o Desfile dos Palhaços do Rio Vermelho, um movimento cultural que resgata as marchinhas e fantasias dos velhos carnavais.
Tanto na Vindima da Vaz como no Baile da Sertania, os participantes puderam degustar deliciosas mesas de frios com os defumados da Charcutaria Sabor Latino e os Queijos da Gurgalha, mais duas empresas de Morro do Chapéu que abrilhantam o enoturismo na Bahia.
A festa da colheita da uva na Vaz foi animada pela Orquestra Popular do Sertão, por Tiquinho do Acordeon e por Denise Reis. Os participantes tiveram direito a chapéu e “kit vindima” com cestinha e tesourinha, além de poderem degustar os excelentes vinhos da Vaz e fazerem a tradicional pisa da uva nos barris de carvalho.
Ao lado do empresário Jairo Vaz, grande anfitrião da Vindima, a prefeita Juliana Araújo destacou a qualidade dos rótulos premiados da Vaz como o Ferro Doido Malbec e o espumante Branco Brut (blend das uvas Pinot Noir e Chardonnay). Ela registrou que Morro do Chapéu possui atualmente quatro vinícolas em atividade – Vaz, Sertania, Reconvexo e Santa Maria – e o quinto empreendimento – a Vinhas do Morro – deve ser inaugurado ainda este ano.
“Com uma vindima dessa, todos os hotéis estão com quase 100% de lotação e o comércio local vende mais. A maioria das pessoas estão visitando Morro do Chapéu pela primeira vez. E é isso que a gente quer: trazer as pessoas para conhecer as vinícolas de Morro do Chapéu, que elas sejam muito bem recebidas e que elas possam voltar para nossa Feira Agropecuária, que vai acontecer agora nos dias 02, 03 e 04 de maio; e para o nosso Festival de Inverno, que vai acontecer nos dias 08, 09 e 10 de agosto”, comemorou.
Baile de Carnaval da Sertania
O Baile da Sertania foi animado pela Orquestra de Rua Bicos de Aço e pelo cantor Vinni Maia. Os foliões receberam máscaras de carnaval e puderam degustar refrescantes drinks de verão feitos com o Rosilho, vinho rosé da Sertania produzido com a variedade de uvas Cabernet Sauvignon. Os drinks preparados pelo Sacada Bar foram o Rosilho Sangria e o Rosilho Sprite.
Sócio da Sertania, Marcus Barberino explicou que a principal referência de sucesso do enoturismo no Brasil é a cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Ele lembrou que a venda de vinhos contribui com pouca mais de 10% do PIB da cidade gaúcha, mas as vinícolas lotam os hotéis da cidade o ano inteiro e movimentam toda a cadeia turística.
“Salvador é a porta de entrada dos turistas na Bahia, é uma vitrine. Por isso a Sertania quer aproximar cada vez mais o enoturismo de Morro do Chapéu da capital do estado. E não pode haver época melhor para o turismo em Salvador do que o período do Carnaval”, afirmou.
Circuito do Vinho Run
No próximo final de semana, os holofotes do enoturismo baiano vão continuar em Morro do Chapéu com o coquetel de lançamento do Circuito do Vinho Run na Vinícola Reconvexo. As corridas de 5km, 11km e 21km, idealizadas pelo empresário Diego Guimarães, irão acontecer no dia 19 de julho. No mesmo dia acontecerá a Festa Aromas de Vinho com a Banda Forró Temperado na Vinícola Sertania. A Coluna VinhosBahia estará lá para trazer todas as novidades da Capital do Vinho da Chapada Diamantina em primeira mão para você.
José Falcón Lopes é hispano-brasileiro e jornalista.
E-mail: colunavinhosbahia@gmail.com
Instagram: @VinhosBahia