Chuvas ajudam a combater fogo na Chapada, mas turismo continua afetado
As chuvas que têm caído na Chapada Diamantina desde o domingo (3) tem ajudado no combate aos focos de incêndio da região. Segundo informações da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), na terça-feira (5) será realizado o voo de monitoramento para avaliar a extensão dos focos após as chuvas.
De acordo com a Sema, equipes de combate ao incêndio estiveram no Morro do Camelo, que fica entre Lençóis e Palmeiras, no último domingo, e o fogo foi contido. Em Ibicoara, também há focos, mas não há precisão da extensão. Outros dois focos de incêndio estão localizados no Morro Branco e em Paridas, em Lençóis.
Entretanto, por causa dos incêndios na região, o turismo acabou sendo afetado, e a taxa de ocupação de hotéis e pousadas ficou, na maioria dos locais, abaixo da média dos últimos anos. Segundo Ney Paulo, gerente do hotel Canto das Águas, em Lençóis, a ocupação do estabelecimento para os festejos de fim de ano ficou em 60%.
A exceção foi a cidade de Ibicoara. De acordo com Tatiana Portela, secretária de Turismo do município, os incêndios não interferiram no turismo local, no período do fim do ano. “Fiquei até preocupada, porque a secretaria estava voltada para o combate dos focos, e o parque estava cheio de turista”, afirmou Tatiana. Informações do G1.