sexta-feira, 6 de setembro de 2024

UFRB e Calçados Bibi celebram cooperação para uso de resíduos de EVA

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a empresa Calçados Bibi celebraram na quarta-feira (20), um termo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural com vistas ao desenvolvimento do projeto de utilização de resíduos do Etileno Acetato de Vinila (EVA) da indústria calçadista.

O objetivo é produzir placas e mantas prensadas para aplicação como revestimento acústico e térmico em laboratório de aulas práticas do campus universitário de Cruz das Almas.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Jania Betania Alves, o EVA é um material de custo relativamente baixo e que possui grande aplicação na indústria calçadista, sendo utilizado na confecção de placas expandidas para posterior corte de solados, palmilhas e entressolas de calçados de menor preço final e do tipo “full-plastic”.

Ela explica que o processo de corte e acabamento de chapas expandidas de EVA gera uma média de 18% em massa de material residual. Na indústria local, isso significa em torno de 160 kg/mês ou aproximadamente 1.920 ton/ano.

23 de abril de 2016, 13:15

Compartilhe: