70 instituições de ensino superior na Bahia registram nota baixa no Enade

Da Redação
Na Bahia, 70 instituições de ensino superior (IES) têm cursos com notas abaixo da média, segundo o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos aprendidos durante a formação.
O exame atribuiu notas 1 e 2 – as menores – para 217 cursos ofertados por essas IES. Os resultados foram divulgados na última sexta-feira (11), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O conceito Enade é calculado com base no desempenho dos alunos na prova realizada no último ano da graduação. Nessa prova, também é calculado o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
O indicador leva em conta o desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para entender quanto os alunos se desenvolveram ao longo da trajetória acadêmica. Os dois índices variam de 1 a 5, sendo que as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.
Na Bahia, 15 instituições de ensino superior registraram nota 1 em um total de 21 cursos: Fatec – Alagoinhas (Engenharia Elétrica); Unirb – Alagoinhas (Engenharia Mecânica e Fonoaudiologia); Faculdade Santo Antônio – Alagoinhas (Biomedicina); Unirb – Barreiras (Enfermagem, Fisioterapia e Medicina Veterinária); IFBA – Barreiras (Engenharia de Alimentos; Unirb – Feira de Santana (Enfermagem); Anhanguera – Itabuna (Engenharia Mecânica); Faculdades SulAmérica – Luís Eduardo Magalhães (Odontologia e Biomedicina); Ages – Paripiranga (Medicina Veterinária e Nutrição).
Nessa mesma lista, ainda constam: Faculdade Dom Luis de Orleans e Bragança – Ribeira do Pombal (Farmácia); Faculdade de Negócios e Gestão de Salvador – Salvador (Fisioterapia e Odontologia); Unirb – Salvador (Odontologia); Estácio – Salvador (Engenharia Mecânica); Ruy Barbosa Wyden – Salvador (Engenharia Mecânica); e IFBaiano – Uruçuca (Engenharia de Alimentos).
Ao total, o estado teve 116 instituições de ensino superior avaliadas no Enade 2023.