sexta-feira, 2 de maio de 2025

Caso das “mochilas gigantes” de Jequié é um dos assuntos mais comentados da internet

Por Cláudia Nogueira

Nesta terça-feira (9) o caso das “mochilas gigantes” distribuídas pela Secretaria de Educação de Jequié tomou conta das redes sociais e virou um dos assuntos mais comentados da internet em todo o Brasil. Em tom de piada, as imagens divulgadas serviram de material para uma série de memes, que assumiram os tópicos mais comentados do Twitter.

Clique para ampliar as imagens:

Além dos memes, o assunto rendeu também sérias críticas à prefeitura. “O prefeito de Jequié acha que na cidade existem gigantes”, disse um internauta. Outro usuário do Twitter falou sobre o valor investido no material. “Prefeitura de Jequié, na Bahia, gasta quase R$ 300.000,00 na compra de
mochilas escolares sem considerar o tamanho das crianças.#Absurdo”.

Reposta

Não bastasse a repercussão negativa sobre o tamanho das mochilas que compõem o kit escolar entregue pela Prefeitura, a justificativa da administração municipal para o feito parece acompanhar as brincadeiras e soa como piada. Em vez de justificar o fato de maneira plausível, a Secretaria de Educação minimizou a situação e disse que não há como entregar um tamanho ideal de mochila para os alunos das creches.

“Segundo o Ministério da Saúde, uma criança não pode carregar mais que 10% do seu peso. Sendo assim, parece que não tem como entregar a uma criança de creche uma mochila com tamanho ideal”, diz a nota. É até possível compreender que é complicado determinar um tamanho ideal para crianças tão pequenas, mas daí a entregar um material maior do que os próprios alunos é um pouco demais.

Não contente com essa explicação, a prefeitura foi mais além e sugeriu que os pais das crianças carreguem as mochilas para seus filhos. “Acreditamos que crianças de creche, tradicionalmente, não podem e não devem carregar suas mochilas que às vezes contém roupa, toalha, fralda, merenda, etc. Ou será que estas pessoas querem afirmar que os pais de hoje não estão servindo nem para carregar a mochila de seus filhos? ”, diz a nota divulgada pela prefeitura.

O que eles esqueceram de salientar é que a mochila faz parte do kit escolar das crianças e, portanto, devem ser pensadas para elas e não para seus pais.

09 de maio de 2017, 14:37

Compartilhe: