Entrega de moradias beneficia 136 famílias no Subúrbio Ferroviário
Cento e trinta e seis famílias que viviam em situação de risco no Subúrbio Ferroviário de Salvador tiveram a realidade transformada, neste domingo (24), com a entrega do novo Conjunto Habitacional São Bartolomeu, realizada pelo governador Rui Costa. A área próxima a um manguezal, nas margens do Rio do Cobre, deu lugar à qualidade de vida dos moradores do local.
No lugar das palafitas antes montadas no espaço, ruas foram pavimentadas e sistema de drenagem instalado para impedir os alagamentos provocados pelas chuvas. A infraestrutura urbana foi pensada para garantir o bem-estar social, incluindo iluminação, esgotamento sanitário, campo de futebol, quiosques de convivência, parques infantis e praças de ginástica.
“Aqui era uma área sub-habitacional. As pessoas moravam em lugares que alagavam e com esgoto, em condições precárias. Hoje é uma área totalmente urbanizada, com habitações novas, creches e centros esportivos construídos pelo Governo do Estado . É a valorização de um dos maiores e mais bonitos parques de Salvador”, afirmou Rui.
Com investimento de R$ 16,5 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), o residencial e as obras de pavimentação integram a última etapa do projeto de requalificação do Parque São Bartolomeu, um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do Brasil.








