Kannário defende obrigatoriedade de “Teste do Olhinho” para recém-nascidos
Da Redação
O vereador Igor Kannário defende, em seu Projeto de Leei nº 533/17, que maternidades, hospitais e estabelecimentos de saúde devem realizar gratuitamente e de forma rotineira o exame de Reflexo Vermelho (Teste do Olhinho) em recém-nascidos. A proposta defende que a regra seja válida para instituições públicas e privadas com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Caso aprovado, o projeto se somará a outras políticas de saúde pública que envolvem os serviços de neonatologia, como o conhecido ‘Teste do Pezinho’. Legislações com esse propósito já foram aprovadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis”, afirmou Kannário.
Em sua justificativa, o vereador apresentou dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica que estimam a existência de 30 mil recém-nascidos com cegueira no país, o que dá uma média de 150 a 180 crianças a cada um milhão de habitantes. “Esses números podem ser agravados se considerarmos as estimativas daqueles com visão subnormal. Foi visando diminuir esse número que apresentei este projeto, com o objetivo de defender e proteger as crianças soteropolitanas”, justificou o vereador.








