quinta-feira, 7 de maio de 2026

TRE precisa cadastrar biometria de 80% dos eleitores para validar votação

A eleição por biomateria só poderá ser validada caso o Tribunal Regional Eleitora (TRE) consiga biometrizar ao menos 80% do eleitorado de Salvador até o dia 31 de janeiro. Segundo resolução do TSE, a recomendação é que em municípios de grande porte, 80% dos eleitores estejam aptos.

Caso o TRE não consiga bater a marca, passará a valer a eleição mista, com e sem biometria – embora o TRE aposte em bater a marca. Em Salvador são mais de 2 milhões de eleitores e foram biometrizados cerca de 1,1 milhão, 56,46%, segundo últimos dados do TSE.

Trocando em miúdos:

Caso a Justiça homologue a biometria, só vota quem realizar o recadastramento biométrico. Quem não recadastrar terá o título cancelado e as demais sanções previstas. No segundo cenário, caso a Justiça não homologue a biometria, o título dos eleitores não é cancelado e será realizada a votação mista.

11 de janeiro de 2018, 08:04

Compartilhe: