terça-feira, 30 de abril de 2024

Morre o físico britânico Stephen Hawking aos 76 anos

Cláudia Nogueira

Faleceu nesta terça-feira (14) o físico e cientista britânico Stephen Hawking, aos 76 anos, em sua casa, na cidade de Cambridge. A informação da sua morte foi confirmada por sua família. Em nota, eles disseram que Hawking era “um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado viverão por muitos anos”.

O físico foi considerado uma das mentes mais brilhantes da história de toda a ciência. Ele deu contribuições significativas à comunidade científica, ao elaborar teorias como a do funcionamento dos buracos negros e da teoria do espaço-tempo.

Hawking convivia há algumas décadas com a esclerose lateral amiotrófica, doença que paralisou os movimentos do seu corpo. O cientista atuou como acadêmico nas universidades britânicas de Oxford e Cambridge. Ele é também o autor de best-sellers como “Uma Breve História do Tempo” e “O Universo numa Casca de Noz”.

Em 2014 a história do cientista foi contada no aclamado filme “A Teoria de Tudo”, que popularizou ainda mais as suas conquistas.

14 de março de 2018, 09:11

Compartilhe: