sexta-feira, 25 de abril de 2025

Marcha do Empoderamento Crespo realiza encontro no Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

Foto: Divulgação

Laís Rocha

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, a Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador realizou nesta quarta-feira (25) o bate-papo “Empoderamento Crespo e Colorismo: Tornar-se negra como ato político”, na Vale do Dendê, no Shopping da Bahia.

Para antropóloga Naira Gomes, uma das organizadoras do evento, o espaço de diálogo é importante para unir o movimento e discutir posicionamentos. “Esse é um espaço de troca, de empatia. Estamos aqui hoje para falar sobre temas que pairam sobre a agenda do movimento feminista negro e que precisa ser debatido. Somos todas negras e diferentes e precisamos refletir sobre esse ato político juntas”, comentou.

“Temos que tirar o branco do padrão e pensarmos em relação a nós negros. Nós somos mais ou menos escuros e não mais ou menos claros. Mudar essa forma de pensar é agir contra esse racismo estrutural. É educação”, afirmou a mestre em história Manuela Nascimento.

O evento contou ainda com a presença da presidenta do PCdoB Salvador, Olívia Santana. “Não quero nunca deixar que os cargos políticos que ocupei me afastem dos movimentos sociais, onde fui forjada, de onde eu vim. Por isso estou aqui hoje, para dizer que somos todas negras independente do tom da nossa pele. Não vamos mais ser divididas, somos negras, somos guerreiras da resistência”, declarou.

26 de julho de 2018, 07:04

Compartilhe: