terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça Glenn Greenwald, um dos responsáveis pelo vazamento das conversas entre Moro e Dallangnol

Foto: Reprodução

Redação

O jornalista americano Glenn Greenwald, um dos editores do site TheIntercept, já mora no Brasil há um tempo, desde 2005. Ele já era residente do Rio de Janeiro quando divulgou um esquema de vigilância global do governo dos Estados Unidos, ainda na gestão Obama.

A revelação, feita pelo ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA, Edward Snowden, começou a ser publicada em diversos jornais a partir de junho de 2013. O jornalista se baseou em documentos entregues a ele por Snowden, e envolviam, inclusive, espionagem referente ao governo brasileiro, na época ainda comandado pela petista Dilma Rousseff.

Greenwald é casado com o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ). Miranda assumiu a vaga na Câmara com a renúncia de Jean Willys, que foi para o exterior, alegando ameaças contra sua vida.

Além de jornalista, Grennwald é advogado cível e constitucionalista, profissão que exercia em Nova Iorque, antes de se mudar para o Brasil. Foi quando chegou ao país que ele resolveu criar o blog TheIntercept, pensando numa alternativa para sobreviver, onde publicou, inicialmente, as denúncias de Snowden.

Conhecido por ir direto às sua fontes para dar os seus furos e circular bem pelos assuntos de seu interesse, Greenwald também atuou como colunista do The Guardian. Na época do impeachment de Dilma Rousseff, se juntou ao “coro” de jornalistas estrangeiros que consideravam o processo um “golpe”.

10 de junho de 2019, 10:05

Compartilhe: