terça-feira, 30 de abril de 2024

Alto escalão do governo vai passar a usar telefones criptografados fornecidos pela Abin

Foto: Agência Brasil

Redação

O alto escalão do governo Jair Bolsonaro começa a mudar de hábitos após o vazamento das conversas entre o atual ministro Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol. Segundo O Globo, o presidente e outros integrantes do Executivo devem migrar as conversas para telefones criptografados fornecidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Os mecanismos de proteção e criptografia desenvolvidos pela Abin protegem as comunicações do presidente de ministros de Estado. A avaliação é que o caso envolvendo Moro acendeu o alerta de como o governo e seus integrantes estão exposto, uma vez que muitos deles, incluindo o presidente Bolsonaro, sempre preferiram usar aplicativos como o WhatsApp e o Telegram para se comunicar, até mesmo para tratar de assuntos confidenciais.

Ainda de acordo com O Globo, os dispositivos fornecidos pela Abin não permitem a instalação de WhatsApp, Telegram e redes sociais. O Planalto se preocupa, neste momento, com a possibilidade de os ataques de hackers colocam em risco até mesmo os dispositivos criptografados e bancos de dados do governo. A avaliação, segundo apurou O Globo, é que está em curso uma “guerra”.

13 de junho de 2019, 11:03

Compartilhe: