Diplomatas apontam que queimadas na Amazônia viram maior revés da imagem do Brasil em 50 anos
Redação
As queimadas na Amazônia são vistas por diplomatas como o maior revés do Brasil no cenário internacional em 50 anos. Segundo o jornalista Jamil Chade, há até um pedido de sanções contra o país, lançado no Reino Unido, além de proliferarem pedidos da sociedade civil para que governos se distanciem de Jair Bolsonaro.
O presidente francês, Emanuel Macron, colocou na agenda do encontro com líderes do G-7, neste fim de semana, a situação da Amazônica, classificando o tema como “crise internacional”.
A manobra é vista como uma forma de se criar uma pressão interncional sobre o Brasil em termos ambientais. Segundo apurou o UOL, a França, antes de fazer a sugestão, já havia estabelecido um entendimento de que teria apoio da Alemanha e da chanceler Angela Merkel, que chegou a ser atacada por Bolsonaro, após suspender a colaboração para o Fundo Amazônia. Como resposta, Bolsonaro sugeriu a Merkel usar o dinheiro para reflorestar a Alemanha.
Ainda de acordo com o jornalista Jamil Chade, o cenário desenhado é de que, ao tratar da crise, Macron estipule que Bolsonaro, sozinho, não tem como lidar com a situação da Amazônia;








