ONG de Leonardo DiCaprio e da viúva de Jobs cria fundo de R$ 20 milhões para a Amazônia
A ONG criada por Leonardo DiCaprio, Laurene Powell Jobs, viúva do fundador da Apple, e pelo bilionário Brian Sheth, vai doar US$ 5 milhões (cerca de R$ 20 milhões) para combater os incêndios na Amazônia. A Earth Alliance criou um Fundo Emergencial da Floresta Amazônica com o objetivo de ajudar cinco organizações locais e as comunidades indígenas a combater as queimadas que se alastraram pela floresta nos últimos dias.
A ONG, criada em julho deste ano com o objetivo de combater o aquecimento global, destinará os recursos para o Instituto Associação Floresta Protegida, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Instituto Kabu, Instituto Raoni e Instituto Socioambiental (ISA).
“A destruição da floresta amazônica está liberando dióxido de carbono na atmosfera rapidamete e acabando com um ecossistema que absorve milhões de toneladas de carbono todos os anos e é uma das melhores defesas do planeta contra a crise climática”, disse a ONG em seu site. “A região é fundamental não apenas para conservação da biodiversidade e atenuação das mudanças climáticas, mas também para a sobrevivência cultural e bem-estar dos povos indígenas.”
Além da doação, DiCaprio está entre as celebridades que usaram suas redes sociais para criticar os incêndios na Amazônia. Pela sua conta no Instagram, o ator disse que a floresta é “peça crítica para solucionar o clima global” e que sem a Amazônia “não é possível manter o controle do aquecimento da Terra”.








