terça-feira, 30 de abril de 2024

Incêndio afeta cinco municípios da Chapada Diamantina

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Redação

Um incêndio na Chapada Diamantina tem afetado trecho de vegetação que abrange os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas e uma área limítrofe entre as cidades de Lençóis, Palmeiras e Iraquara.

Ao todo 30 homens do Corpo de Bombeiros estão em combate às chamas, que começaram a se alastrar no sábado (19). Em Livramento, o incêndio está próximo à Cachoeira do Véu de Noiva, um dos principais pontos turísticos daquela localidade.

O Corpo de Bombeiros informou que aeronaves têm sido usadas na operação para debelar o fogo, pois o acesso aos focos de incêndio é difícil por causa da densidade da vegetação. Carros para transporte dos bombeiros, além de instrumentos como enxadas, foices e facões são usados por quem faz o trabalho em terra.

Ainda não é possível saber o tamanho da área consumida pelo incêndio e se regiões de proteção ambiental foram afetadas. As causas do fogo não foram divulgadas, mas a Chapada vive um período chamado de temporada do fogo, que começa em agosto e vai até o fim do ano. A época é marcada pelo clima quente e seco, além das queimadas feitas por produtores rurais locais como forma de “limpar” os terrenos para cultivo.

21 de outubro de 2019, 21:03

Compartilhe: