quarta-feira, 24 de junho de 2026

Charge associa Bolsonaro a nazismo e ministro da Justiça pede investigação

Foto: Reprodução

Da Redação

O ministro da Justiça, André Mendonça, solicitou, nesta segunda-feira (15), à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) que investiguem a publicação do jornalista Ricardo Noblat no Twitter de uma charge do presidente Jair Bolsonaro.

A charge do cartunista Renato Aroeira mostra o presidente com balde e pincel nas mãos após pintar as pontas de uma cruz vermelha (símbolo usado em hospitais e ambulâncias) e transformá-la em uma suástica (símbolo do nazismo). Segundo o ministro, o pedido de investigação se baseia na Lei de Segurança Nacional.

“Solicitei à @policiafederal e à @MPF_PGR abertura de inquérito para investigar publicação reproduzida no Twitter Blog do Noblat, com alusão da suástica nazista ao presidente Jair Bolsonaro. (…) O pedido de investigação leva em conta a lei que trata dos crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social, em especial seu art. 26.”

O artigo da Lei de Segurança Nacional, citado pelo ministro da Justiça, é da época da ditadura militar e diz que “caluniar ou difamar o Presidente da República, o do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados ou o do Supremo Tribunal Federal, imputando-lhes fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação pode provocar pena de prisão de 1 a 4 anos”, de acordo com O GLOBO.

Mais cedo, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) anunciou que iria processar Noblat e Aroeira pelo crime de falsa imputação contra Bolsonaro.

16 de junho de 2020, 00:04

Compartilhe: